search
Título

Roer as unhas é um fator de risco para a contaminação de parasitas intestinais?

Saúde Gastrointestinal

19 de outubro de 2023

Os parasitas intestinais acometem o organismo quando o indivíduo entra em contato direto com as larvas infectantes. Estas podem estar presentes em alimentos, água, solo e fezes. Sendo assim, existe a possibilidade de alguém manusear algo que está contaminado, acumular os agentes infectantes embaixo das unhas e, ao roê-las, colocar em risco a saúde.

Importância de manter as mãos sempre higienizadas


“O ato de roer unhas é um fator de risco para contaminação de parasitas intestinais, uma vez que funciona como transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Por isso, é muito importante ter sempre bastante atenção à higiene das mãos e de todo o corpo.  

“É necessária uma boa higiene das mãos, principalmente após utilizar o banheiro, com o intuito de evitar a inadvertida contaminação com parasitas presentes nas fezes, os quais podem se alojar em superfícies, como embaixo das unhas”, afirma o médico. Após manusear alimentos, objetos e qualquer outra coisa que possa estar contaminada, também é fundamental lavar bem as mãos.
A lavagem das mãos é importante ainda para não contaminar a comida que será posteriormente consumida. Isso porque, durante o preparo, você manuseia os alimentos. Logo, a sujeira das mãos e das unhas afetará diretamente o que se come e, consequentemente, sua própria saúde.

Tratamento medicamentoso contra parasitoses intestinais


Além desses cuidados com a higiene, a prevenção e o
tratamento contra quaisquer tipos de parasitoses intestinais também pode necessitar do uso de medicamentos específicos. Os remédios indicados pelos especialistas são os antiparasitários. A duração desse tratamento medicamentoso vai depender do quadro e será adequadamente estabelecida pelo médico.    

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Artigos
Prisão de ventre pode ser um sintoma de parasitoses intestinais?

A higienização adequada dos alimentos em casa ou o consumo em restaurantes de procedência confiável é fundamental para evitar a contaminação por organismos que causam as chamadas parasitoses intestinais. Essas infecções, ainda que raramente sejam graves, podem causar bastante desconforto e exigem tratamento especializado assim que forem identificados os sintomas. A prisão de ventre é um deles? […]

Converse com um dos nossos atendentes