A diarreia nem sempre é causada por uma parasitose intestinal. Outros quadros, infecciosos ou não, podem provocar este incômodo episódio e até remédios, como alguns antibióticos, podem ter a diarreia como consequência. Além disso, há casos em que os pacientes que sofrem com algum tipo de parasitose intestinal não apresentam o sintoma.
Qual é a relação entre parasitose intestinal e diarreia?
“A causa mais comum de diarreia é a infecciosa, que pode ser de etiologia parasitária, bacteriana ou viral. Além das causas infecciosas, a diarreia pode ser secundária a medicamentos, intolerâncias alimentares e também causas inflamatórias”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Segundo o especialista, as parasitoses intestinais geralmente cursam com dor abdominal e/ou diarreia por provocarem lesões na mucosa do intestino. No entanto, alguns pacientes podem apresentar apenas sintomas relacionados à anemia por deficiência de ferro ou outros sinais de má absorção.
Tratamento das parasitoses intestinais e da diarreia
Em caso de parasitose intestinal que cursa com diarreia, a recomendação é fazer o tratamento do problema principal (infecção parasitária), mas é importante também cuidar individualmente do sintoma, ou seja, da diarreia. Isso se justifica pelas complicações associadas, especialmente o risco de desidratação.
Já o tratamento propriamente dito das parasitoses intestinais consiste no uso de medicamento específico (antiparasitários) e nos cuidados com higiene. Sempre lavar bem as mãos – principalmente após usar o banheiro, ao voltar da rua e antes de comer – e os alimentos, durante o preparo e antes ou antes de consumi-los são medidas fundamentais.