Vermes e protozoários são seres vivos pequenos (microscópicos, no caso dos protozoários), mas são capazes de causar graves problemas para o corpo humano. Eles são parasitas que, quando chegam ao intestino, podem dar início a uma infecção e causar azia, distensão abdominal e arroto constante, além de vômito, diarreia e desidratação nos quadros mais preocupantes. Ao perceber os primeiros sintomas, é fundamental procurar um médico para iniciar o tratamento.
Casos de parasitose e diarreia são tratados com medicação
“O tratamento deve ser feito com medicações específicas para o parasita, quando conseguimos identificá-lo, ou com uma medicação polivalente, quando esta identificação não é possível”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano. Esses medicamentos começam a agir até quatro horas depois do consumo, impedindo a multiplicação do parasita ou até mesmo interrompendo seu ciclo de vida.
Além do tratamento medicamentoso, é importante também ter cuidado para evitar a chamada autoinfestação, que acontece quando o próprio indivíduo se recontamina. Para isso, é fundamental lembrar dos hábitos de higiene, como lavar as mãos depois de ir ao banheiro, ao chegar da rua e antes de manipular os alimentos na hora de preparar as refeições.
Beber água é importante nos casos de parasitose com diarreia
Caso o paciente contaminado por um parasita tenha diarreia, reforçar o consumo de água tratada também faz parte do tratamento contra parasitoses intestinais, já que a diarreia pode causar desidratação. Para os recém-nascidos, a amamentação deve ser mantida. Já as crianças devem ser ensinadas sobre a importância de lavar as mãos e de não colocar objetos, brinquedos e a mão na boca.
A alimentação, por sua vez, pode evitar agravamento do quadro, como explica o especialista: “A alimentação não ajuda no tratamento, mas o consumo de alimentos gordurosos, leite e derivados deve ser evitado por adultos na presença de qualquer tipo de diarreia, pois podem piorar os sintomas”, completa o médico. O mesmo vale para o café e o chá-mate.
Foto: Shutterstock