search
    Título

    Quais são os principais sintomas das parasitoses intestinais?

    Saúde Gastrointestinal

    Por

    As parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como ameba, lombriga e giárdia, e são mais comuns em crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Os parasitas intestinais costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e ovos, principalmente, através da água e de alimentos contaminados. Ao chegar no intestino, esses parasitas se desenvolvem e se multiplicam, causando sintomas bastante incômodos.

    Vômitos e diarreia são alguns dos sintomas das parasitoses intestinais


    As parasitoses intestinais podem provocar uma grande variedade de sintomas. “O quadro clínico varia desde nenhum sintoma, passando por discretos sintomas digestivos, como leve distensão abdominal, azia e eructações (arrotos), até cólicas abdominais, dor epigástrica (dor abdominal logo abaixo das costelas),
    diarreia e vômitos, em casos mais agudos e extremos”, afirma a infectologista Diana Ventura.
    Febre, tosse, anemia, perda de peso, falta de ar, falta de apetite e coceira no ânus também estão entre os principais sintomas das parasitoses intestinais. “Em crianças e adolescentes, a infestação crônica pode acarretar retardo no desenvolvimento, déficit cognitivo, baixa estatura, falta de vitaminas e desnutrição, que são graves problemas de saúde”, complementa a médica.
    Nos adultos, as parasitoses intestinais também podem levar a algumas complicações quando não são tratadas corretamente: “Podemos citar como exemplos: diarreia crônica, anemia, obstrução das vias biliares, obstrução intestinal, que também pode ocorrer em crianças, quadros respiratórios, apendicite aguda e abscesso hepático”, lista Diana.

    Tratamento das parasitoses intestinais inclui remédios que matam os vermes


    O tratamento das parasitoses é feito com medicações antiparasitárias. O tempo de tratamento, assim como o medicamento prescrito pelo médico, pode variar de acordo com o tipo de parasita e o perfil do paciente. Há medicações disponíveis no mercado que são efetivas contra vários tipos de parasitas, sendo opção, inclusive, quando não há diagnóstico específico de um agente causador ou nos casos em que é indicado o tratamento empírico de parasitoses, como pode ser o caso das crianças pré-escolares e escolares. 
    Além do tratamento com remédios, as mudanças nos hábitos alimentares são fundamentais para garantir a recuperação do paciente.

    Dados da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC): https://www.sbmfc.org.br/parasitoses-intestinais/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes