AchèAchè
    search
    Título

    Lombriga: Como identificar os sinais dessa parasitose em seu filho?

    Cuidados e Bem-estar
    Saúde Infantil

    Por Dr. Alexandre de Sousa Carlos

    3 de janeiro de 2020

    A ascaridíase, mais conhecida como lombriga, é uma parasitose intestinal comum em crianças. Ela é transmitida pela ingestão de água ou de alimentos (verduras, frutas e legumes) contaminados com os ovos do parasita, que se alojam no intestino delgado e podem provocar sintomas muitos incômodos. Confira como identificar os sinais dessa doença no seu filho. 

    Dificuldade para ir ao banheiro é sintoma da lombriga


    A lombriga
    pode causar vários sintomas. De acordo com o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, alterações no abdome estão entre as principais. “A verminose pode causar dor abdominal e/ou distensão abdominal, diarreia, náuseas e vômitos, além de anemia por deficiência de ferro”, cita o médico. 

    Além disso, a lombriga pode ser detectada a partir de outros sinais, como fraqueza, febre, perda de peso, fome excessiva ou perda de apetite e presença de vermes nas fezes. Para confirmar o diagnóstico, é necessário fazer exame laboratorial de fezes, que identificará a presença dos ovos do parasita no organismo. Em casos raros, o médico pode solicitar um exame de raio-x para verificar se as larvas estão alojadas em outros locais do corpo.

    Cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos evitam a transmissão


    O tratamento da lombriga, no geral, é feito com medicamentos antiparasitários e costuma durar pouco tempo: de 1 a 5 dias. Além disso, manter uma boa alimentação e ingerir bastante água são atitudes necessárias para a solução do problema. 

    Apesar de o tratamento para a parasitose permitir a rápida recuperação do paciente, é sempre melhor apostar na prevenção. Para isso, alguns cuidados básicos com a higiene podem ajudar, já que as parasitoses costumam ocorrer em locais onde o saneamento básico é precário. A higienização das mãos antes de refeições e a lavagem dos alimentos, principalmente verduras e tubérculos, são extremamente necessários.

     

    Foto: Shutterstock

    Tags
    lombriga
    parasitas intestinais
    parasitose intestinal
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes