search
    Título

    As parasitoses intestinais podem danificar algum órgão do corpo?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dra. Diana Ventura e Dra. Fernanda Oliverio

    4 de fevereiro de 2019

    As parasitoses intestinais podem danificar órgãos do corpo, mas isso depende do tipo de parasita e da sua evolução clínica. Além disso, a ausência ou não de tratamento adequado e de complicações poderá ter relevância nesse contexto. Ou seja, para evitar que as parasitoses afetem órgãos do corpo, é crucial tratar o problema rapidamente. 

    Exemplos de parasitoses intestinais que comprometem órgãos do corpo

    “Alguns vermes, como Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, podem passar pelos pulmões durante seus ciclos reprodutivos e causar comprometimento respiratório nos pacientes infectados, provocando tosse seca, falta de ar, chiado no peito, desconforto torácico e febre baixa”, informa a gastroenterologista Fernanda Oliverio.
    Segundo a Dra. Diana Ventura, especialista em doenças infectoparasitárias, o Ascaris lumbricoides também pode causar obstrução no tubo digestivo e no intestino, afetando, por exemplo, as vias biliares, e desencadeando quadros infecciosos/inflamatórios, como colangite, diverticulite ou apendicite obstrutivos. “Este tipo de complicação (embora rara) é mais comum em crianças”, informa.
    Ambas as médicas citam a amebíase (provocada pelo protozoário Entamoeba histolytica), que pode chegar por meio da corrente sanguínea até o fígado, comprometendo-o. Essa parasitose leva à formação de abscesso hepático e causa febre, dor abdominal muito forte e aumento do fígado. “Também pode acometer o pulmão, cérebro, sistema urinário e genital, pele e até osso, porém isso é raramente observado”, completa Oliverio.

    Tratamento das parasitoses intestinais

    Todas essas complicações devem ser tratadas com medicamentos antiparasitários específicos para cada parasita que acomete determinado órgão do corpo, ou com agentes de amplo espectro, eficazes contra diversos parasitas intestinais.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    órgãos
    parasitose intestinal
    tratamento contra parasitose
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes