search
    Título

    Em quanto tempo o tratamento contra parasitoses intestinais começa a fazer efeito?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por

    Existem diferentes tipos de parasitoses intestinais e por isso o tratamento indicado pode depender do agente causador específico. Cada tratamento leva o seu próprio tempo, mas, de acordo com o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano, dá para ter uma ideia geral de duração.
    “O tempo do tratamento vai depender de diversos fatores, como o tipo do parasita, a quantidade de parasitas na luz intestinal e o grau de lesão/inflamação que esta infecção já causou. Contudo, de uma forma geral, os pacientes já começam a sentir melhora dos sintomas entre 2 ou 3 dias após o tratamento”, afirma.

    Tratamento contra parasitoses intestinais

    Segundo o especialista, o tratamento é feito com o uso de medicações específicas. Há diversas opções, com tempo e doses variáveis. “Quando conseguimos identificar qual o parasita, podemos tratar com medicação específica para aquele agente. Quando não sabemos ao certo, podemos usar medicações que agem em uma ampla gama de parasitas de uma só vez”, explica Maximiano.
    Para evitar esses parasitas, é fundamental ter cuidados com a higiene, buscando sempre lavar as mãos, saber a procedência dos alimentos que se pretende ingerir, lavar bem esses alimentos, especialmente frutas e verduras, e comer carnes bem passadas. Manter uma alimentação e hábitos gerais de vida saudáveis também é crucial para manter o sistema imune alto, o que ajuda a evitar esse tipo de infecção.

    Sintomas das parasitoses intestinais

    Os sintomas que indicam a presença de parasitoses intestinais são muitos variados e estas podem ser até mesmo assintomáticas. Dependem da idade do paciente e do parasita envolvido. “No geral, podemos citar os seguintes incômodos: sensação de estômago cheio mesmo após ingerir pouco alimento (saciedade precoce), estufamento e diarreia. Estes são os sintomas que devem sempre nos fazer pensar em parasitoses”, completa o gastroenterologista.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes