AchèAchè
    search
    Título

    Pantenol: Quais são os benefícios desse ativo para a pele sensível?

    Uncategorized

    Por

    A pele sensível é aquela pele que fica irritada com mais facilidade, apresentando manchas, vermelhidões, repuxamento e ardência. Por isso, é uma pele que precisa de mais atenção, por meio de alguns cuidados e do uso de dermocosméticos com ativos reparadores. O pantenol é um desses ativos. Conheça seus principais benefícios e como eles ajudam a pele sensível a se recuperar.  

    Pantenol ajuda a reparar a barreira de proteção da pele sensível

     

    “O pantenol, ou pró-vitamina B5, quando aplicado topicamente, é convertido em ácido pantotênico, substância natural da pele e do cabelo que auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse e no metabolismo cutâneo”, explica a dermatologista Elizabeth Senra. 

    Toda pele tem uma camada de proteção que serve como barreira tanto para a perda de água quanto para a entrada de microrganismos e sujeiras, impedindo agressões. Mas, na pele sensível, esta proteção tem suas funções prejudicadas. O que o pantenol faz, segundo Dra. Elizabeth, é atuar como um hidratante reparador dessa barreira de proteção

    O pantenol pode ser encontrado em diversos produtos dermocosméticos, como hidratantes, shampoos, máscaras e géis de limpeza. Embora possa ser aplicado em qualquer área do corpo, é mais recomendado para as áreas mais sensíveis da pele, como os lábios, e partes que sofrem mais com o ressecamento, como joelhos e cotovelos. 

    Quais são os cuidados mais importantes para a pele sensível?


    “Como a pele sensível tem uma barreira cutânea prejudicada, o paciente tem que evitar ações que prejudiquem ainda mais essa barreira, como limitar
    banhos quentes e o uso de sabonetes adstringentes, que retiram o pouco do manto lipídico que ela apresenta, além de não usar buchas durante o banho e promover a famosa hidratação nos 5 minutos após o banho, com o corpo úmido para ser mais eficaz”, afirma a dermatologista.

    Outro detalhe importante é que essa limpeza e a hidratação sejam feitas com produtos destinados à pele sensível, promovendo uma rotina de limpeza adequada. “Hoje em dia, existem produtos que ajudam a recuperar o microbioma da pele e, com isso, melhoram ainda mais essa função de barreira que está prejudicada na pele sensível”, conclui Dra. Elizabeth. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes