search
    Título

    Por que picada de inseto pode deixar a pele vermelha e irritada?

    Cuidados com a pele
    Pele e Beleza

    Por Dra. Gabriella Albuquerque

    31 de julho de 2017

    Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido. O problema surge quando o indivíduo é mais sensível às picadas.   

    Alergias às picadas de insetos podem tornar o quadro mais complicado

    “Quando o paciente é alérgico à picada de inseto o quadro passa a ser considerado mais grave. Neste caso, ele reativa mediadores, desencadeando reações de irritação em várias partes do corpo. São essas reações que promovem os sintomas e sinais tradicionais das picadas, como vermelhidão, inchaço e coceira”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

    Segundo a especialista, há ainda o perigo das reações das picadas resultarem em infecção por conta da coceira persistente. Dessa forma, desenvolve-se áreas de celulite na pele. “A celulite é uma reação inflamatória que vai até o subcutâneo e causa dor intensa no local”. Por isso não é aconselhado coçar a região, mesmo que haja desconforto.

    Prevenção e tratamento das picadas de insetos

    Não coçar a picada é apenas um método para evitar piora do quadro. Existem outras práticas que também ajudam neste sentido, funcionando, inclusive, como prevenção. Evitar locais com grande presença de insetos, buscar usar roupas que cubram boa parte da extensão do corpo e ter sempre em mãos um repelente, são alternativas óbvias e eficazes.

    O tratamento dos sinais e sintomas das picadas de insetos é feito com remédios e cremes, mas também recomenda-se colocar gelo no local para amenizar a dor. “O uso de antialérgicos de forma oral pode aliviar o sintoma da coceira. Pomadas à base de corticoides também estão indicadas para reduzir este sintoma e aliviar o inchaço e vermelhidão”.   

    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    cuidados com a pele
    irritação
    pele
    picada de inseto
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes