search
    Título

    O banho quente é perigoso para quem tem a pele sensível?

    Uncategorized

    Por

    O banho com água muito quente é ruim para todo tipo de pele. Quem tem a pele sensível, no entanto, sofre ainda mais ao se banhar nessas condições.

    Banho quente elimina camada protetora superficial da pele


    Se o banho com água quente é ruim para todo tipo de pele, 
    quem possui a pele sensível sofre ainda mais ao se banhar nesta condição. “A pele mais sensível é, em geral, a mais fina e ressecada. Banhos quentes demorados podem podem diminuir a barreira de proteção da pele chamada de manto lipídico”, informa o dermatologista Murilo Drummond.
    Essa camada de proteção, que é produzida naturalmente pelo corpo, é eliminada quando entra em contato com a água em torno dos 40°C. Além de manter a integridade do tecido, ela o deixa hidratado e o protege de agressões externas, como sol e vento. É, portanto, fundamental ter cuidado com a temperatura da água do banho, mesmo em invernos rigorosos.  

    Temperatura da água do banho deve ficar próxima de 28ºC


    Conforme recomenda o especialista, a temperatura ideal para o banho no inverno,
    tanto para pessoas com pele sensível, quanto para os que não possuem essa característica, deve estar em torno dos 28 graus. “Além disso, é importante para a saúde da pele evitar banhos demorados e utilizar sabonetes adequados, contendo substâncias naturais, como a calêndula e a camomila”.
    Quem possui a pele sensível deve também apostar em outras medidas para lidar com o problema no inverno, além de evitar o banho de água quente. Fazer uso de cremes hidratantes e sabonetes específicos para seu tipo de pele são alguns exemplos importantes. A limpeza (com suavidade) e a proteção solar são outras medidas essenciais.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes