A pele sensível acomete várias idades, desde crianças até idosos. Ela ocorre quando a função de barreira protetora da pele é comprometida, tornando-a suscetível a fatores externos, como partículas que causam alergia, substâncias químicas, bactérias e fungos. Algumas práticas comuns de banho podem prejudicar a pele mais sensível e por isso quem possui esta condição deve tomar alguns cuidados.
“Uma pele mais sensível costuma apresentar sintomas como vermelhidão, coceira, ardor, irritação, queimação e até descamação. Pode acometer o couro cabeludo, a face ou o corpo. Tomar banho com maior frequência e usar água muito quente são algumas práticas que normalmente desencadeiam esses sintomas na pele sensível”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.
Cuidados importantes com a pele sensível para evitar a irritação
A limpeza da pele através da fricção (uso de buchas) também é algo a ser evitado, pois aumenta o ressecamento, uma vez que ocasiona a perda dos fatores naturais de proteção da pele e diminui a camada de gordura (lipídeos). “O uso de produtos com surfactante (como o sabão), limpa a pele com mais intensidade, mas, por outro lado a deixa mais ressecada”, afirma Ana.
É importante que as pessoas com pele sensível escolham produtos de banho que reforcem a função de barreira, protejam contra a perda de umidade e possuam o pH fisiológico. “Os sabonetes neutros são a melhor opção para limpeza da pele sensível. O uso de hidratantes com cheiro ou cor devem ser evitados. Para saber qual produto é ideal para o seu tipo de pele, consulte seu dermatologista”, recomenda.
Cuidados com a pele sensível além do banho
Além de garantir os cuidados com a pele sensível no banho, deve-se ter atenção nos demais momentos do dia, apostando no uso de hidratantes e calmantes que combatam a irritação e o ressecamento, além do indispensável protetor solar. É recomendado utilizar produtos com pH fisiológico e com propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
Foto: Shutterstock