search
    Título

    Qual é a diferença entre pele sensível e pele irritada?

    Uncategorized

    Por

    Por mais que pareçam a mesma coisa, os termos pele sensível e pele irritada, na verdade, possuem significados diferentes. A pele irritada é uma condição pontual, momentânea, em que a pele pode se encontrar vermelha, com descamação, prurido (coceira) e ardência. Já a pele sensível é uma característica pessoal que pode ocorrer desde a infância até a velhice, sendo mais comum em mulheres jovens.

    Características da pele sensível e da pele irritada


    “A pele irritada é uma condição mais aguda que às vezes provoca até inchaço. Pode ser causada por fatores externos, como ressecamento e alteração brusca de temperatura, ou doenças de pele, como dermatite de contato (alérgica ou irritativa), dermatite atópica, dermatite seborreica
    , entre outras”, explica a dermatologista Daniela Costa.
    Ainda segundo a especialista, a pele sensível é uma condição crônica que se caracteriza por baixa tolerabilidade ao uso de cosméticos, com aparecimento de sintomas como ardência, vermelhidão, queimação, descamação. “Algumas doenças de pele são capazes de tornar a pele mais sensível, como rosácea, acne e dermatites, porém não é necessário ter alguma delas para ter a pele sensível”.

    Causas e tratamentos das peles sensível e irritada


    Ambas as condições são agravadas por oscilações de temperatura, uso excessivo de sabonetes inadequados, banhos quentes, estresse, falta de hidratação (deficiência na barreira de proteção natural da pele), uso excessivo de buchas ou esfoliantes. Vale ressaltar que é preciso também investigar as doenças de pele predisponentes já citadas, como rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica, dermatite de contato e acne (espinhas).

    Os tratamentos a serem adotados são semelhantes e para ambas, mas principalmente para a pele irritada, é preciso investigar se não há nenhuma doença de pele como causa da irritação. Para isso, é necessário procurar um médico dermatologista que garanta o correto diagnóstico e tratamento. “Indica-se, em geral: uso de água termal, sabonetes específicos e sem sabão (syndet), uso de hidratantes para reparação da barreira cutânea”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes