Pessoas com a pele sensível precisam estar constantemente tomando cuidado para que a cútis não sofra com lesões, ressecamento ou irritação. Até mesmo no momento de lavar o rosto existe a necessidade de ser bastante cauteloso, escolhendo com atenção os produtos a serem utilizados, de acordo com sua composição.
“A pele sensível deve ser limpa com um sabonete suave, com limpadores sem sabão, álcool, ácido ou fragrâncias. Deve ser dada preferência para produtos com ingredientes calmantes, como aloe, camomila, polifenóis de chá verde e aveia. É indicado evitar fazer esfoliação e sempre usar água morna no enxágue”, explica a dermatologista Maria Luiza Ducati Dabronzo.
Dicas para evitar riscos à pele sensível
Segundo a especialista, devem ser evitados produtos que contenham agentes bactericidas, álcool, ácidos (retinóico ou alfa-hidroxiácidos) e fragrâncias, com preferência para géis de limpeza com agentes calmantes, hidratantes para manter a barreira cutânea íntegra, protetor solar com agentes físicos de proteção e água dermatológica para confortar e refrescar a pele. “Quando falamos em pele sensível, quanto menos ingredientes e fragrâncias, melhor”.
De maneira geral, quem tem a pele sensível precisa estar atento a algumas dicas para não sofrer com incômodos. Por exemplo, é recomendado vestir somente roupas de algodão. Tecidos com substâncias sintéticas tendem a causar mais reações no organismo. Evitar roupas justas é outra dica importante, já que o atrito constante com a pele aumenta as chances de irritação.
Características da pele sensível
A pele sensível é caracterizada pelo aparecimento de lesões cutâneas, como pústulas, pápulas ou erosões, após uso de algum produto ou em decorrência de doenças de pele específicas, como dermatite atópica, psoríase, rosácea, entre outras. “A pele sensível é extremamente seca e avermelhada e gera sensação de desconforto mesmo sem nenhuma lesão aparente”, define a dermatologista.
Foto: Shutterstock