Quais cosméticos devem ser evitados por quem tem pele sensível?

  • +A
  • -A

A hipersensibilidade é uma condição que pode acometer todos os tipos de pele, de oleosas a secas, aumentando a fragilidade e a propensão a irritabilidade e alergias. Para reconhecê-la, é fácil: ao menor contato com um agressor externo, a pele sensível tende a apresentar manchas e vermelhidão, além de coceira e irritação. Porém, dá para controlar o desconforto da hipersensibilidade utilizando os dermocosméticos corretos e evitando outros. Fique atento às dicas da dermatologista Marisa Fujimura, que conversou conosco sobre tudo isso! 

Como cuidar da pele sensível e quais cosméticos evitar

“Em primeiro lugar, a pele sensível deve ser cuidada com delicadeza no seu dia a dia, evitando excesso de higienização”, explica Dra. Marisa. “É preciso evitar cosméticos que possuem nas formulações substâncias como retinaldeídos e alguns alfa-hidroxiácidos. A vitamina C pode ser um fator irritante para algumas peles, menos em produtos específicos para este tipo de pele. O ideal é sempre usar com mais cuidado os cosméticos porque a sensibilidade é muito variável de uma pele para outra”, continua a especialista. 

De acordo com a dermatologista, as temperaturas altas e baixas também podem impactar a pele sensível. “Evitar o uso de água quente no rosto, exposição solar excessiva e também ao frio. É importante ter cautela com uso excessivo de maquiagem e de demaquilantes, pois podem causar irritação”, enfatiza Dra. Marisa. O protetor solar também é imprescindível para manter a pele protegida contra agressões externas e evitar manchas, coceiras e vermelhidão. Invista em um fator de proteção solar alto, principalmente no rosto. 

Afinal, o que é uma pele sensível?

“A pele sensível possui características peculiares, como ardência, sensibilidade, vermelhidão, sensação de coceira, e irrita-se com facilidade, inclusive com o uso de máscaras no dia a dia”, explica Dra. Marisa. Este tipo de pele também pode sofrer nas estações mais frias do ano e depois de passar por procedimentos estéticos, como uma simples limpeza de pele, peeling ou esfoliação. A gravidez também pode gerar hipersensibilidade na pele, graças às alterações hormonais sofridas no período. 

A pele sensível demanda um acompanhamento com um dermatologista, pois as reações a produtos químicos diversos podem desencadear até mesmo feridas que podem infeccionar. Somente um dermatologista pode avaliar cada caso e dizer a quais ativos e substâncias o paciente têm tolerância ou não. Aí sim, será possível estabelecer uma rotina de cuidados.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marisa Fujimura

Dra. Marisa Fujimura

Dermatologia

CRM: 61918 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais cosméticos devem ser evitados por quem tem pele sensível?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.