search
    Título

    Quais áreas da pele sofrem mais com o ressecamento?

    Uncategorized

    Por

    As partes do corpo mais suscetíveis ao ressecamento são os joelhos, cotovelos, pernas e pés. Isso acontece porque essas áreas possuem menos glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção da oleosidade natural do corpo, que lubrifica e impermeabiliza a pele.
    Coceira, rachaduras e descamação são alguns dos problemas causados pela pele seca. O ressecamento pode ser um sinal de que o corpo está desidratado e ainda favorecer o aparecimento de doenças de pele, uma vez que a condição compromete a barreira de proteção contra fungos e bactérias. Por isso, hidratar bem a pele é mais que um cuidado estético, já que tem impactos diretos na saúde.

    Cosméticos hidratantes devem ser usados logo após o banho


    “Essas áreas devem ser hidratadas com cremes dermatológicos diariamente. Devem-se evitar os banhos quentes e o uso de buchas, porque ressecam mais. Além disso, é interessante o uso de sabonetes dermatológicos específicos para esses casos”, indica a dermatologista Marcela Benez. O momento ideal para aplicar os cremes ou loções é logo após o banho, porque a pele ainda está úmida e, dessa forma, o produto consegue aprisionar a água, amplificando a sua ação. 

    Fatores que contribuem para o ressecamento da pele


    Algumas práticas como o tabagismo, tomar sol sem proteção e ficar excessivamente exposto a ambientes refrigerados prejudicam a hidratação da pele. Por isso, é altamente recomendado por especialistas incorporar hábitos que previnam o ressecamento, ou seja, além de usar os produtos tópicos hidratantes, o paciente deve ingerir boas quantidades de água, ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas A e C, que são nutrientes que auxiliam na renovação e fortalecimento da pele. 

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes