AchèAchè
    search
    Título

    Por que a hidratação da pele é tão importante para mantê-la saudável?

    Uncategorized

    Por

    Quando se pensa em cuidados com a saúde, a maioria das pessoas não pensa na pele. O maior órgão do corpo humano é muitas vezes deixado de lado, mas ele é fundamental para o equilíbrio e saúde corporal, atuando como uma barreira para agentes externos que poderiam causar diversas doenças. Por isso, manter uma pele hidratada é mais que uma questão estética, é essencial para se manter saudável.
    A pele é responsável por proteger o nosso organismo contra a penetração de microrganismos e substâncias químicas do ambiente externo. Além disso, evita a perda excessiva de água o que levaria o ser humano a desidratação. Por isso a importância de manter a hidratação e a integridade da pele para que ela se mantenha saudável”, explica a dermatologista Juliana Fonte.

    Como garantir uma boa hidratação à pele


    Segundo a médica, a hidratação deve ser feita com dermocosméticos, cremes ou loções hidratantes. Esses produtos são um misto de substâncias oleaginosas que atuam na reposição do manto lipídico de proteção da pele, responsável por manter sua umidade. Durante o inverno, os cuidados devem ser ainda maiores porque algumas condições externas, como o clima frio e seco e os banhos quentes, mais comuns nessa estação, provocam uma remoção da oleosidade natural da pele.

    O ressecamento pode causar doenças


    Sem a barreira de proteção proveniente das células da derme e epiderme e da secreção de sebo e suor, o corpo fica refém de organismos, como
    fungos e bactérias, e fatores ambientais, como o sol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estão entre as doenças mais comuns causadas pela pele seca a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose. Nesse casos, é altamente recomendado procurar um especialista para conduzir o tratamento.
    A exposição ao sol sem proteção e a ambientes refrigerados, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, a ingestão insuficiente de água e uma alimentação pobre em vitaminas e minerais também são fatores que contribuem para o ressecamento. Evitar esses hábitos e manter uma rotina de hidratação promovem não só uma maior qualidade de vida, mas também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

     

    Dados: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes