Apesar de possuir sintomas gerais que a caracterizam como uma só doença, a dermatite possui diversos tipos, cada um com as suas especificidades. Portanto, ao ser diagnosticado com esta reação alérgica, é preciso que você, em primeiro lugar, identifique o tipo de dermatite que tem, para saber os procedimentos exatos que devem ser adotados.
“O primeiro passo no tratamento da dermatite é o entendimento da sua cronicidade e das suas principais causas, pois assim conseguimos evitar os principais desencadeantes das crises de dermatite, reduzindo a necessidade de tratamentos mais invasivos”, aponta a dermatologista Karina Lopes.
Cuidados gerais indicados para os principais tipos de dermatite
A especialista destaca a dermatite atópica, por ser muito comum em crianças, e comenta os principais cuidados recomendados: “Hidratar a pele com cremes específicos para pacientes atópicos; evitar banhos quentes e demorados, fatores desencadeantes, além do uso exagerado de sabonetes e detergentes, são algumas medidas importantes que você deve adotar”.
A dermatologista afirma que a educação do paciente e da família quanto à doença é essencial para a recuperação e também efetiva, no sentido de reduzir a frequência e a gravidade das crises. “Em caso de surgimento de lesões ativas, um dermatologista deve ser procurado para tratamento específico”, complementa.
Principais sintomas que indicam a manifestação de dermatites na pele
Dentre os sinais e sintomas gerais que indicam a manifestação de dermatites no corpo, os principais são: pele muito seca e presença de lesões vermelhas e descamativas, especialmente nas dobras corporais. “É comum a associação da dermatite com doenças respiratórias, tais como rinite alérgica e bronquite asmática”, complementa a médica.
Foto: Shutterstock