AchèAchè
search
Título

Quais fatores são os principais responsáveis pelo excesso de oleosidade na pele?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

14 de novembro de 2023

Quem tem a pele oleosa sabe como é chato conviver com isso. Isso acontece quando a pele produz uma quantidade acima do normal de secreção sebácea, ficando assim, úmida e brilhante aos olhos de quem vê. São diversos os fatores responsáveis para esta oleosidade excessiva e, com a ajuda de uma especialista no assunto, vamos saber todos eles.

O que leva uma pele a ficar oleosa?

São diversos os fatores que fazem uma pele a ficar oleosa, ou seja, com um excesso na produção das glândulas sebáceas. Vão até de razões hormonais, que explicam o fato dos adolescentes sofrerem com a acne, as famosas espinhas, até a alimentação, com refeições com um elevado índice glicêmico. A dermatologista Helena Costa dá outros exemplos: “O uso de medicações com hormônios e anticoncepcionais, estresse, calor e água quente também aumentam a produção de óleo”.

Ainda exemplificando, Dra. Helena faz um alerta às recomendações que são feitas por pessoas que não são profissionais, o que é muito comum nos dias de hoje na internet: “A escolha de cosméticos errados tem sido frequente com o número de blogueiras indicando produtos. Existem cremes e maquiagens que não são indicados para peles lípidicas, pois podem acentuar a oleosidade.”

O que fazer?

Caso sua pele esteja oleosa, além de procurar um dermatologista para dar início a um tratamento, há algumas atividades que podem contribuir para mudar a incômoda situação. Além de proteger-se do sol e ter uma alimentação saudável, saiba outras opções recomendadas: “Uma boa higienização duas vezes ao dia com produtos específicos, aplicação de máscara de argila verde ou esfoliação facial semanalmente, uso de maquiagem e protetor solar oil free (sem óleo na composição) e ter uma alimentação equilibrada. Fora isso, os tratamentos como peeling, laser, uso de ácidos, etc”, indica a médica.

Espinhas são consequência

Os efeitos de uma pele oleosa são mais conhecidos, porque são vistos com frequência, principalmente em adolescentes, que sofrem com as espinhas: “A pele oleosa tende a ter poros dilatados e uma maior propensão ao aparecimento de acne. Apesar da pele oleosa perder menos água para o ambiente, já que o óleo faz um filme de proteção, ela tende a apresentar rugas mais tardias, porém mais profundas”, explica Helena.

Newsletter
Tags
cuidados com a pele
oleosidade
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os benefícios do protetor solar específico para pele oleosa?

A pele oleosa é marcada pela produção excessiva de sebo, que a deixa com uma aparência brilhante e pegajosa. Um dos principais cuidados que quem tem esse tipo de pele deve adotar é o uso de produtos dermocosméticos específicos. O protetor solar é um dos maiores exemplos. Conheça os principais benefícios dos filtros solares desenvolvidos […]

Artigos
Por que picada de inseto pode deixar a pele vermelha e irritada?

Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido. O problema surge quando o indivíduo é mais sensível às picadas. […]

Artigos
Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade

Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo […]

Converse com um dos nossos atendentes