AchèAchè
    search
    Título

    Melhorar a circulação sanguínea ajuda a evitar varizes? Que medidas são mais eficazes?

    Uncategorized

    Por

    As varizes são um problema relativamente comum e chegam a prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas. Não é raro sentir desconforto, dor nas pernas e sensação de cansaço. Por isso, muita gente procura saber como evitar varizes e acaba recebendo a recomendação de melhorar a circulação do sangue, principalmente quem trabalha muito tempo sentado ou em uma mesma posição. Mas será que isso basta? O angiologista Jayme Filho explicou melhor essa relação. Confira! 

    Trabalhar sentado durante muitas horas causa varizes? 


    Você sabe como surgem as varizes? De acordo com Dr. Jayme, não há apenas um, mas vários fatores que podem desencadear esse problema: “As varizes são causadas por
    insuficiência venosa. E a insuficiência venosa é causada por diversos fatores. Entre eles, os mais comuns são fatores genéticos ou hereditários, calor, hábitos de vida (ficar muito tempo com os membros inferiores para baixo), traumas, algumas doenças e o uso de algumas medicações (hormônios, por exemplo)”. 

    Por isso, se você trabalha 8 horas sentado todos os dias, é possível que o risco de desenvolver varizes seja muito maior. Isso acontece porque o objetivo principal da circulação sanguínea é bombear o sangue “de volta” ao coração e depois novamente aos órgãos, fazendo esse fluxo constante. Quando ficamos sentados, esse fluxo é dificultado pela gravidade e pela própria curvatura do corpo, facilitando o acúmulo de sangue nas pernas e, consequentemente, o surgimento de vasinhos e varizes. 

    Varizes: como prevenir e tratar o problema e melhorar a circulação sanguínea


    Como explica Dr. Jayme, como as varizes têm diversos fatores de risco, é mais difícil preveni-las totalmente. No entanto, é possível adotar hábitos no dia a dia para melhorar não só a atividade circulatória, mas a saúde como um todo. “Existem vários métodos que ajudam a melhorar a circulação. Podemos citar o uso de
    meia de compressão para varizes, medicações venotônicas, evitar traumas em membros inferiores e fazer atividade física regularmente. Esses métodos melhoram o retorno venoso e ajudam a evitar o aparecimento exagerado de varizes”, recomenda o médico. 

    Se você trabalha sentado por longos períodos, o que é bom para varizes é, além de seguir essas recomendações, procurar fazer pausas frequentes, levantando e se movimentando por alguns minutos. O descanso para os pés pode ser um grande aliado da sua circulação sanguínea e também trazer bastante conforto. Outra dica interessante para evitar varizes é ingerir bastante líquido durante o dia, tendo sempre uma garrafinha de água à disposição. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes