AchèAchè
    search
    Título

    O que é bom para varizes? Conheça atitudes do dia a dia que ajudam no tratamento

    Uncategorized

    Por

    As varizes são um problema vascular muito comum e são causadas pela dilatação e tortuosidade das veias, geralmente nas pernas. Para quem convive com a doença, muitas vezes, a qualidade de vida acaba sendo afetada e fica difícil desempenhar até mesmo as atividades diárias mais comuns. Para te ajudar, a equipe do Cuidados Pela Vida conversou com o angiologista Lucas Rodrigues, que contou o que é bom para varizes e quais atitudes podem contribuir para melhorar o bem-estar. Confira!

    O impacto das varizes na qualidade de vida

    Dr. Rodrigues explica que as varizes têm sintomas muito conhecidos e característicos: inchaço, cansaço e dor nas pernas, principal área afetada pelo problema. “Muitos pacientes relatam também cãibras e coceiras nas pernas. Caso não sejam cuidadas adequadamente, as varizes podem evoluir a ponto de causar inflamação nas pernas, deixando uma pele dura e escurecida, podendo até mesmo formar feridas. A insuficiência venosa crônica dos membros inferiores é a principal causa de ferida nas pernas no nosso país”, alerta o médico. 

    O impacto que as varizes causam na qualidade de vida e no bem-estar do paciente vão além das dores, já que a doença pode prejudicar a rotina. “Todas essas alterações, muitas vezes, levam o paciente a reduzir sua produtividade no trabalho, comprometem a vontade de fazer atividade física ou sair com seus familiares. Além disso, as manchas ou os vasos visíveis e saltados nas pernas podem deixar as pacientes envergonhadas para colocar uma roupa mais curta, motivo que traz muitas pacientes ao consultório”, explica Dr. Rodrigues. 

    O que é bom para varizes? Confira tratamento e atitudes

    O tratamento das varizes é, de acordo com o especialista, é muito individualizado e demanda acompanhamento contínuo e prolongado. “Envolve uma modificação no estilo de vida (para reduzir os fatores que ampliaram o risco de formação e evolução das varizes), utilização da meia elástica, muitas vezes podendo associar a medicações flebotônicas (medicações que aumentam o tônus das veias)”. A associação com o uso de creme para varizes também é muito importante para trazer alívio e prevenir o surgimento de feridas. 

    Caso as varizes estejam em estado avançado ou prejudiquem de forma significativa a vida do paciente, uma intervenção cirúrgica pode ser a melhor opção. “Um tratamento cirúrgico (para retirada dessas veias) e/ou escleroterapia (aplicação de medicação direto na veia para fechá-la) quase sempre estão indicados nos pacientes que têm varizes sintomáticas ou com alteração estética”, afirma o angiologista. 

    O médico também conta que o que é bom para varizes passa também por atitudes cotidianas, que podem contribuir para o bem-estar de quem sofre com as varizes. “Como na maioria das doenças, o tratamento e a prevenção envolvem a prática de atividade física, alimentação saudável, hidratação, manter-se no peso adequado, além, é claro, de usar corretamente a meia elástica e manter as pernas elevadas ao repouso ou ao dormir. Se você sofre com problema de varizes, é muito importante manter um acompanhamento regular com seu cirurgião vascular”, finaliza Dr. Rodrigues. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes