AchèAchè
search
Título

O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas

Meu Corpo
Pernas e Braços

19 de outubro de 2023

A escleroterapia dos membros inferiores é um procedimento feito por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares com o objetivo de tratar as varizes de diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados e tortos localizados abaixo da pele. Este tipo de tratamento provoca uma reação inflamatória na veia doente para, assim, combater o problema.

Escleroterapia consegue eliminar varizes e vasinhos


A escleroterapia pode ser realizada com laser ou com líquido, espuma ou termocoagulador, injetado ou aplicado sobre a veia. “Após a sessão de tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final, podendo ser necessárias algumas sessões até que o resultado desejado surja”, diz o angiologista Breno Caiafa.

Segundo o especialista, o procedimento pode ser feito em quase todos os casos de vasinhos e varizes. Antes, no entanto, o paciente deve ser avaliado em consulta, junto de seu histórico, e deve também fazer exames físicos para que o angiologista ou cirurgião vascular determine as melhores opções de tratamento, de acordo com o quadro.

Escleroterapia não costuma provocar dor nos pacientes com varizes


Durante a escleroterapia, o paciente não deverá sentir dor. Entretanto, existem recomendações importantes para a recuperação. “
Não queimar-se ao sol até o desaparecimento completo dos sinais da escleroterapia, como equimoses (pontos roxos pelo extravasamento de sangue), e utilizar protetor solar nesse período. Podem ser utilizadas compressas com gelo e cremes heparinoides para eliminar os ‘roxos'”, informa Caiafa.
Depilação, massagem e atividades físicas são permitidas, desde que feitas 12 ou 24 horas depois do procedimento, de acordo com a indicação médica. O uso de faixas e meias elásticas pode ser recomendado nos casos de veias maiores. Elas serão aplicadas pelo médico ao fim da sessão de escleroterapia e deverão ser utilizadas de uma a seis horas, não sendo necessário dormir com elas.
Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) . CRM-RJ: 52-56556-8
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Queimação nas pernas pode ser sintoma de insuficiência venosa crônica

Pernas doloridas e cansadas e queimação nos pés podem não ser apenas consequências de uma dia exaustivo. Junto à dor nas pernas ao deitar, esses são sintomas da insuficiência venosa crônica (IVC), doença do sistema venoso na qual as válvulas que se abrem, permitindo que o sangue suba, e se fecham, impedindo que ele volte para os […]

Artigos
Varicorragia: As varizes podem estourar? Quais são os riscos?

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que causam dor e podem até mesmo interferir na autoestima. Entretanto, os riscos provocados por esse problema vascular podem ser ainda maiores: é possível que elas estourem. Este problema é chamado de varicorragia. Como lidar com uma variz estourada? O que fazer para evitar esse acidente? A angiologista […]

Artigos
Por que as varizes deixam a pele das pernas com aspecto seco e esticado?

Os sintomas das varizes são muitos e fáceis de serem notados. No entanto, algumas pessoas, por não tratarem a doença logo no princípio, podem ser surpreendidas com alguns indicativos mais sérios, como o ressecamento da pele, e precisam procurar um médico rapidamente. O processo de ressecamento Os primeiros sinais das varizes podem ser notados com […]

Converse com um dos nossos atendentes