search
    Título

    O que é escleroterapia? Tratamento é realizado contra vasinhos nas pernas

    Uncategorized

    Por

    A escleroterapia dos membros inferiores é um procedimento feito por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares com o objetivo de tratar as varizes de diversos tamanhos, que são vasos sanguíneos dilatados e tortos localizados abaixo da pele. Este tipo de tratamento provoca uma reação inflamatória na veia doente para, assim, combater o problema.

    Escleroterapia consegue eliminar varizes e vasinhos


    A escleroterapia pode ser realizada com laser ou com líquido, espuma ou termocoagulador, injetado ou aplicado sobre a veia. “Após a sessão de tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final, podendo ser necessárias algumas sessões até que o resultado desejado surja”, diz o angiologista Breno Caiafa.

    Segundo o especialista, o procedimento pode ser feito em quase todos os casos de vasinhos e varizes. Antes, no entanto, o paciente deve ser avaliado em consulta, junto de seu histórico, e deve também fazer exames físicos para que o angiologista ou cirurgião vascular determine as melhores opções de tratamento, de acordo com o quadro.

    Escleroterapia não costuma provocar dor nos pacientes com varizes


    Durante a escleroterapia, o paciente não deverá sentir dor. Entretanto, existem recomendações importantes para a recuperação. “
    Não queimar-se ao sol até o desaparecimento completo dos sinais da escleroterapia, como equimoses (pontos roxos pelo extravasamento de sangue), e utilizar protetor solar nesse período. Podem ser utilizadas compressas com gelo e cremes heparinoides para eliminar os ‘roxos'”, informa Caiafa.
    Depilação, massagem e atividades físicas são permitidas, desde que feitas 12 ou 24 horas depois do procedimento, de acordo com a indicação médica. O uso de faixas e meias elásticas pode ser recomendado nos casos de veias maiores. Elas serão aplicadas pelo médico ao fim da sessão de escleroterapia e deverão ser utilizadas de uma a seis horas, não sendo necessário dormir com elas.
    Dr. Breno Caiafa é angiologista e cirurgião vascular, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense e é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) . CRM-RJ: 52-56556-8
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes