search
Título

Varizes: quais são os cuidados para tratar a doença no verão?

Uncategorized

Por

O funcionamento inadequado da circulação sanguínea pode provocar o acúmulo de sangue nas veias do corpo e deformá-las. São as chamadas varizes, veias dilatadas e tortas que podem surgir em qualquer área, mas são vistas principalmente nas pernas. A causa mais comum para o problema é a herança genética.

O calor pode piorar os sintomas das varizes

 

Durante o verão, as varizes exigem alguns cuidados específicos por causa do calor e da alta umidade. “As altas temperaturas costumam piorar os sintomas das varizes. Além do inchaço e vermelhidão nas pernas, a desidratação aumenta a chance de trombose, principalmente nos idosos”, explica o angiologista Bernardo Barros.
O médico recomenda uma alimentação leve, uma boa hidratação e evitar sair de casa nos períodos de mais calor como medidas para prevenir os sintomas. “Lembrar sempre do protetor solar quando se expor ao sol e consultar um médico quanto à necessidade de tratamento complementar”, aconselha o profissional, que afirma que medicações flebotônicas são muito úteis durante o verão para se proteger e aliviar os sintomas.

Comece o tratamento contra varizes no outono

 

O tratamento contra as varizes pode ser realizado tanto no verão quanto no inverno, especialmente nos países de clima tropical, como o Brasil. No entanto, o tratamento no verão requer certas precauções: “Existe a necessidade de se proteger contra o sol depois das sessões de escleroterapia, seja com laser, espuma ou líquido”, diz Dr. Bernardo. A escleroterapia é uma técnica cujo objetivo é eliminar os vasinhos.
Barros recomenda iniciar o tratamento contra as varizes ainda no outono. Dessa forma, o resultado já estará satisfatório quando as temperaturas e os níveis de umidade começarem a aumentar, dando a possibilidade aos pacientes de usufruir da saúde vascular e estética sem problemas ou grandes restrições.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes