AchèAchè
    search
    Título

    O uso de creme para varizes realmente funciona?

    Uncategorized

    Por

    As varizes são veias tortas e dilatadas causadas por defeitos na circulação sanguínea e que, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), são mais comuns entre as mulheres. Uma das formas de tratamento mais utilizadas nos últimos tempos é o creme para varizes, mas será que essa medida realmente funciona? Descubra!

    Creme para varizes funciona, mas não acaba com a veia doente


    Segundo o
    cirurgião vascular Adjaldes de Moraes, o creme para varizes é um medicamento venotônico, ou seja, ele atua nas veias, aumentando sua resistência e diminuindo o inchaço. “O uso de cremes se difundiu muito e com bons resultados. Eles vão atuar sobre a musculatura lisa das veias e na redução da permeabilidade desses vasos. Alguns têm efeito também sobre o sistema linfático”, explica o profissional. 

    Porém, é importante esclarecer que a ação do creme para varizes, assim como outros medicamentos, tem como objetivo aliviar os sintomas. De acordo com Dr. Moraes, os sintomas mais comuns e que são tratados por essa abordagem são o inchaço, dor nas pernas, câimbras, sensação de peso e coceira. 

    Outras medidas recomendadas para o tratamento de varizes

     

    O uso de creme para varizes não é indicado para todos os pacientes com a doença. Cada pessoa precisa ser avaliada individualmente e as medidas são recomendadas de acordo com a gravidade da doença, dos sintomas e com a saúde global. “Em alguns casos, associamos os cremes como adjuvantes na redução de pigmentação (manchas) no tratamento cirúrgico e do edema no pós-operatório”, afirma o especialista.

    Como o creme para varizes não resolve ou trata diretamente a doença venosa, as veias doentes continuam existindo e não voltam a ser veias normais. “O tratamento da doença venosa é complexo e envolve a melhora do condicionamento muscular, elastocompressão, tratamento de síndromes compressivas venosas, de síndromes pós-trombóticas, além de procedimentos cirúrgicos para remover a veia varicosa. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
    https://sbacv.org.br/varizes/ 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes