AchèAchè
search
Título

Quais problemas de saúde podem causar varizes?

Prevenção
Varizes

Por Dra. Nivea Lins

3 de novembro de 2023

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% dos brasileiros – 30% dos homens e 45% das mulheres – sofrem com as varizes, veias dilatadas que dificultam a circulação do sangue e que podem causar dores e desconforto na região onde surgem, principalmente nos membros inferiores. Mas, por que as varizes são tão comuns? É possível que elas sejam causadas por outras doenças? A angiologista Nivea Lins esclarece quais os fatores podem desencadear um quadro varicoso e explica como lidar com o problema. 

O que causa varizes?


Há problemas de saúde que possibilitam o surgimento de varizes, segundo a angiologista. “A causa mais comum é a genética primária. Porém, as varizes podem ser secundárias à trombose venosa profunda prévia, a doenças do coração, hipertensão da veia porta do fígado ou a tumores abdominais e pélvicos”. 

Outros fatores que também facilitam o surgimento deste problema são a obesidade, o sedentarismo e ter mais de 30 anos de idade. Por questões hormonais, mulheres e gestantes possuem maior tendência a desenvolver a doença. Ficar muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé, também compõe a lista do que causa varizes nas pernas. 

É possível evitar que as varizes apareçam?


Segundo Dra. Nivea, não é possível prevenir o surgimento do problema “
por tratar-se de uma condição genética, e que piora com a idade. Mas, fazendo tratamento frequente, reduzindo o excesso de vasos que não funcionam bem, mantendo o peso corporal adequado e fazendo atividade física, é possível manter uma boa qualidade de vida e evitar as complicações da doença”. No caso de varizes secundárias, o tratamento adequado do problema causador pode evitar o aparecimento das veias dilatadas.
Já o tratamento deve obrigatoriamente passar por um angiologista ou cirurgião vascular. Primeiramente, exames como o eco-doppler podem ser feitos para analisar o tipo de varizes e em que estágio estão. Além de remédios, é possível que o especialista indique um procedimento mais específico, como a cirurgia de varizes (escleroterapia), além de paliativos que aliviam o desconforto, como o uso de meias de compressão e massagens com um creme para varizes, que amenizam a sensação de cansaço nas pernas, característico da doença.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/

Newsletter
Tags
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a gravidez é um fator de risco para as varizes?

A gravidez é um fator de risco para as varizes pois suas diversas características contribuem para o surgimento e piora desses vasos. As variações hormonais em diferentes momentos, o aumento de peso, o sedentarismo (nos últimos meses, principalmente) e o aumento de barriga e útero, por exemplo, são comuns à gravidez e contribuem para o […]

Artigos
Tratamento para varizes: as primeiras recomendações que você deve seguir

Em um tratamento de varizes, é preciso que você adote algumas práticas e hábitos simples para controlar e amenizar a doença. Evitar uso de roupas apertadas, elevar as pernas sempre que possível e usar meias de compressão são exemplos imediatos. Contudo, essas não são as primeiras recomendações do tratamento, segundo o angiologista Jayme Ramos. Para […]

Artigos
Fazer musculação em excesso pode causar varizes?

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter-se saudável. Uma das modalidades mais conhecidas e repleta de adeptos é a musculação. No entanto, para quem sofre com problemas circulatórios, a musculação pode ser um motivo de insegurança. Afinal, quem tem varizes pode fazer musculação? Exagerar no exercício pode piorar ou causar essa doença? O cirurgião vascular […]

Converse com um dos nossos atendentes