AchèAchè
search
Título

Quais os grupos de maior risco para desenvolverem varizes?

Pele e Beleza
Varizes

19 de outubro de 2023

As varizes dos membros inferiores podem se manifestar em pessoas de faixas etárias variadas, mas são mais comuns em indivíduos de idade avançada. Além disso, alguns grupos específicos são considerados mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença. Indivíduos sedentários e muito acima do peso, por exemplo, contam com risco aumentado de sofrer com o problema.

Mulheres têm mais riscos de desenvolver varizes do que homens


“Os grupos de maior
risco para desenvolverem varizes dos membros inferiores são as mulheres, pessoas sedentárias e acima do peso, além daquelas com histórico familiar da doença”, afirma o angiologista Rodrigo Fukushima. “A hereditariedade é um dos fatores mais importantes quando falamos de varizes. Por isso, o grupo de pacientes que apresenta histórico familiar da doença deve ser monitorizado desde cedo”, orienta o médico.
Segundo o especialista, as mulheres são acometidas até seis vezes mais do que os homens. Isso se deve muito aos fatores hormonais femininos, mas também ao fato de grande parte das mulheres fazerem uso de hormônios ao longo da vida, seja como método contraceptivo, seja como reposição na menopausa. A gestação é outro fator relevante para a maior prevalência de varizes nas mulheres. 
“A gestação é um importante fator de risco para o desenvolvimento das varizes, muito por conta das alterações hormonais, da retenção de líquidos, do ganho de peso e pelo aumento do volume abdominal comum ao período”, informa Fukushima. De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), é indicado que as grávidas utilizem meias elásticas sistematicamente, a fim de evitar varizes.

Efeitos de obesidade e sedentarismo na circulação venosa


A obesidade e o sedentarismo, por sua vez, são considerados fatores de risco
importantes para o quadro de varizes pois prejudicam a circulação venosa. Isso implica em dificuldade para que o sangue retorne ao coração. Como consequência, ocorre o inchaço dos membros inferiores. “Ao longo do tempo, estes fatores aumentam o risco de desenvolvimento de varizes”, conclui o angiologista. 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://sbacv.org.br/varizes/

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que as varizes são mais comuns em mulheres?

Você sabia que as varizes, aquelas veias que acabam ficando deformadas e visíveis a olho nu e que causam inchaço e dores, normalmente nos membros inferiores (pernas e pés), são mais comuns entre as mulheres? O angiologista Carlos Peixoto explica que os culpados são os hormônios e, além disso, aponta alguns detalhes sobre essa condição. […]

Artigos
Varizes: Por que elas podem aumentar durante e após a gravidez?

As varizes são veias disfuncionais que se tornam dilatadas e tortuosas, atrapalhando o bom funcionamento da circulação do sangue pelo corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o problema costuma afetar mais as mulheres e a gravidez é um dos principais fatores de risco para o seu surgimento. Mudanças hormonais […]

Artigos
Cirurgia de varizes: em quais casos esse procedimento deve ser adotado?

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias superficiais, tortuosas e alongadas que surgem como consequência de alterações na circulação sanguínea. Uma das principais formas de tratar esse problema é a cirurgia de varizes. Entenda em que circunstâncias esse procedimento passa a ser a forma de tratamento mais […]

Converse com um dos nossos atendentes