html Varizes: Por que ficar muito tempo sentado é um fator de risco?

Varizes: Por que ficar muito tempo sentado é um fator de risco?


  • +A
  • -A

Ficar muito tempo sentado é ruim para a circulação sanguínea e, portanto, torna-se um fator de risco das varizes. Este comportamento facilita que o sangue fique acumulado nos membros inferiores, atrapalhando a fluidez do fluxo. Dessa forma, as varizes se formam nas pernas e boa parte do sangue não chega ao coração, representando perigo.  

Fator gravidade também é ruim para as varizes quando se fica sentado muito tempo

 

“O objetivo da circulação venosa dos membros inferiores é levar o sangue ‘de volta’ ao coração. Um dos mecanismos envolvidos neste processo é o bombeamento do sangue que está nas pernas pela musculatura da panturrilha, conforme a musculatura contrai. Quando a pessoa fica muito tempo sentada, a musculatura da panturrilha passa muito tempo relaxada, sem trabalhar; prejudicando o bombeamento do sangue de volta ao coração”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Ao mesmo tempo, como as pernas estão para baixo, a ação da gravidade dificulta ainda mais o retorno do sangue para o coração. “Ao longo dos anos, esta falta de bombeamento do sangue, aliado à ação da gravidade, acarreta danos na microcirculação e na parede das veias, predispondo o aparecimento de varizes”, diz o médico.


Solução para quem fica o dia todo sentado

Para as pessoas que ficam o dia todo sentadas no trabalho, é recomendado o uso de meias de compressão gradual; ingerir bastante líquidos, fazer curtas pausas, levantar-se ao longo do dia e manter a musculatura das pernas tonificadas com atividade física regular. “Uma vez que o quadro de varizes se instalou, não há como revertê-lo sem tratamento específico. Nesta circunstância, o paciente deve procurar avaliação por um especialista”, afirma Fukushima.

Existem vários tratamentos possíveis, que irão depender da apresentação e da intensidade das varizes. Existem casos que podem ser tratados com escleroterapia, laser ou até mesmo com cirurgia. Outros que podem ser controlados com uso de medicamentos associados às medidas já mencionadas (uso de meias elásticas de compressão, prática de atividade física regular, repouso, combate ao sobrepeso etc).  

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
sangue
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Varizes: Por que ficar muito tempo sentado é um fator de risco?"

Antonia

Sinto dores nas pernas ! Não posso sentar que parece está de pernas amarradas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonia, conforme informado na matéria ficar muito tempo sentado é ruim para a circulação sanguínea e, portanto, torna-se um fator de risco das varizes. Este comportamento facilita que o sangue fique acumulado nos membros inferiores, atrapalhando a fluidez do fluxo. Dessa forma, as varizes se formam nas pernas e boa parte do sangue não chega ao coração, representando perigo. Procure um angiologista para que ele possa lhe indicar o tratamento mais adequado amenizando as dores. Abraços.

Sandra Lúcia Nobre Alacid

Já operei varizes há 8 anos. Em junho de 2018, tive trombo pulmonar bilateral, fiquei internada, estou fazendo tratamento. Uso meias de compressão e tive que parar de trabalhar. Trabalhava 10 à 12 horas por dia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Muitas pessoas trabalham várias horas por dia em uma mesma posição, seja em pé ou sentadas. Essa prática pode resultar em varizes, pois facilita o acúmulo do fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Assim, o sangue não consegue subir e circular adequadamente pelo resto do corpo. Consulte um angiologista para que seja iniciado o tratamento mais adequado para você. Abraços.

sueli da paz

Fiz um tratamento com o CLACS, e mesmo assim as varizes continuam aparecendo, isso é possível?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sueli. O tratamento das varizes inclui a realização de cirurgias quando as abordagens tradicionais aplicadas inicialmente, com remédios, por exemplo, não apresentam resultado. Porém, mesmo após a cirurgia é possível haver retorno do problema, pois não existe método definitivo de remoção das varizes. Por isso, os demais cuidados associados ao tratamento devem ser seguidos paralelamente à cirurgia. Até breve.

Fátima Silva

Operei já faz mais de 7 anos, trabalhava tanto em pé como sentada, fora o stress q passava todos os dias, após a operação, parei de trabalhar definitivamente por vontade própria, me cuidei mais e faço hidroginástica duas vezes na semana, e antes de ir dormir uso uma pomada muito boa p massagens, isso tem resolvido as Dores q eu sentia nas pernas, era uma queimação, fora o peso.Estou cuidando mais da minha saúde.Mudei hábitos alimentares e vou regulamente ao médico ,faço exames, e tudo está bem, principalmente as minhas varizes q sumiram após minha atenção em me cuidar e me amar mais.Hoje estou aposentada por tempo de serviço e ainda jovem para poder curtir o q a vida me reserva.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fátima. Ficamos felizes por receber um relato como o seu. O tratamento adequado pode aliviar os sintomas e trazer grande melhora na qualidade de vida dos pacientes que tratam as varizes. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Aloisio Oliveira

Tenho varizes na perna esquerda,o médico aconselhou usar meias de compressão!Resolveu a dor e o cansaço das pernas,porém visualmente está feio parecendo um mapa!Posso fazer cirurgia a laser

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aloisio. Ficamos felizes por sua melhora. Para identificar a necessidade da cirurgia é necessário uma consulta presencial com o angiologista, após avaliação ele indicará o tratamento mais adequado e eficaz para você. Até a próxima.

pompeu machado

Otimas informaçoes eu tenho muitas varizes tanto nas pernas e no rosto e sinto dores nas pernas quando estou sentado e em pe,Ao deitar melhoro muito essas informaçoes min fez refletir vou procurar um especialista:Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pompeu. Obrigado por compartilhar seu comentário. Buscar atendimento com o profissional especialista é crucial para tratar a doença de forma completa e eficaz. O angiologista é o profissional que deverá orienta-lo e indicar o tratamento mais adequado para você. Continue nos acompanhando para receber mais matérias com informações sobre saúde, doenças e dicas de tratamentos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.