Varizes: mergulhar as pernas em água fria ajuda a aliviar os sintomas?


  • +A
  • -A

As varizes e seus sintomas podem ser tratados e controlados por métodos distintos, com destaque para o uso de medicamentos específicos. Além destes, há formas mais caseiras e simples de aliviar os sintomas do quadro, como o uso de gelo ou água fria, especialmente nas pernas, já que as varizes tendem a aparecer mais na região inferior do corpo.

Contudo, mergulhar as pernas na água fria ou gelo não é o suficiente para aliviar a dor comum às varizes, segundo o angiologista Jayme Ramos. “A água fria, assim como o gelo, tem a ação de provocar anestesia, por bloquear temporariamente as terminações nervosas, e tem certo poder anti-inflamatório, mas isso não combate de forma específica a dor causada pelas varizes”.

Uso de água fria no tratamento de varizes


Mesmo assim, a aplicação de bolsa de gelo diretamente nas varizes ou o uso de água fria nas pernas são recomendadas para ajudar a aliviar outros sintomas do quadro, com boas chances de resultados satisfatórios. O inchaço ao redor das veias
e a aparência “saltada” das mesmas podem ser amenizados com essas técnicas, pois o fluxo de sangue na área de aplicação é restringido pelo frio.

Inclusive, a água em temperatura fria ou morna é importante para quem tem a doença até mesmo na hora do banho, pois isso também ajuda na manutenção da circulação do sangue de forma saudável, bem como no bom funcionamento dos vasos sanguíneos em geral. A água quente não costuma ser recomendada para quem tem varizes pois a temperatura elevada contribui para dilatar os vasos.

Outros métodos simples utilizados para controlar os sintomas das varizes


O especialista destaca ainda outros métodos importantes no tratamento de varizes e que são bem simples, dependem apenas do comprometimento do paciente. “Uso de meias elásticas de compressão; evitar ganho de peso e ficar muito tempo com os membros inferiores para baixo (tanto faz se na posição sentada ou em pé);
prática de exercícios físicos; e evitar uso de tratamentos hormonais são alguns exemplos”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Varizes: mergulhar as pernas em água fria ajuda a aliviar os sintomas?"

Maria Augusta

Boa noite! tenho muitas dores nas pernas por causa das varizes e gostaria de saber qual o tratamento adequado.obg

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Augusta, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta para que o médico prescreva o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Denise Costa santos

Oi tenho varizes e meu tornozelo esta avermelhado posso colocar na agua gelada Uma vez o medico ffalou que era bom

Oliveira N José

Fiz cirurgia de varizes em 2016 e as safenas foram tiradas; faço uso das meias e as pernas doem muito e os dedos dos pés às vezes fica dormentes. Isso tem me prejudicado muito e há dias que não consigo fazer caminhada. Isso é normal? O que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Oliveira, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Soraya da Conceição

Praticar exercícios físicos realmente melhorou minha circulação. Mas não sabia que a água gelada é melhor do que água quente para as pernas.Obrigada pela dica.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Soraya, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Edivalúcia Batista

Todas as informações estão me ajudando, a entender mais essa doença. Fiz a safenectomia direita, e secagem de outras, mas continuo com mtas dores. Continuo com cosultas ao meu vascular… Já é crônico.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edivalúcia, ficamos felizes que esteja gostando. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Sintto dores nas pernas e gostaria de saber se as meias aliviam as dores e é bom para usar em viajem pos minhas pernas ficam muitos inchada. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, segue os links de algumas de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-cremes-varizes
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/como-funcionam-meias-elasticas-tratamento-de-varizes
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.