Sintomas de herpes genital: Saiba como a doença atinge mulheres
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Antonia de Castro
- +A
- -A
Quando pensamos em herpes, vem logo à cabeça as características bolhas nos lábios, que são as marcas da manifestação da doença na boca dos pacientes. No entanto, o vírus herpes simples também pode surgir nas regiões genitais, tanto de homens quanto de mulheres. E nos casos de herpes genital feminina, como a anatomia é “mais interna”, alguns sinais da doença podem ficar ocultos.
Lesões do herpes causam incômodo ao urinar
Infecções por herpes genital muitas vezes nem sintomas têm e, em outros casos, apenas alguns sinais leves são reconhecidos. A maioria das pessoas não sabe que tem a doença. Quando os sintomas estão presentes, ocorre a formação de pequenas bolhas vermelhas doloridas e agrupadas, que podem formar feridas.
“Essas lesões, quando presentes na entrada da vagina, irão provocar um incômodo ao entrar em contato com a água ou com a urina”, afirma a biomédica Antonia de Castro, que explica que os sinais são considerados ocultos por causa da anatomia da região genital feminina e porque o “contato íntimo das lesões com a mucosa favorece o aparecimento das lesões em regiões menos evidentes como no interior do canal vaginal, uretral, anal e perianal”.
Herpes genital feminina causa incômodo na hora de urinar
Quando o assunto é herpes genital em mulheres, além dos sinais ocultos, outro fator vale ser destacado. As mulheres são mais sensíveis ao vírus do herpes porque o contato deste com a mucosa vaginal é íntimo a intenso. “A transmissão sexual do herpes genital de homens para mulheres é muito mais eficiente que via contrário”, conta Antonia.
Herpes genital feminino pode ser transmitido no parto
O herpes feminino é transmitido principalmente por via sexual desprotegida, sem camisinha, quando se tem o contato com a superfície genital com feridas ou com o contato com fluidos de pessoas infectadas com o vírus. Podendo, também, ser transferido sem a presença de sintomas.
Outra forma de transmissão é durante o parto. O contágio vertical acontece durante o parto quanto o bebê passa pelo canal vaginal e entra em contato com o vírus presente em secreções nesta região. “No entanto, é uma transmissão pouco comum e as mulheres diagnosticadas podem receber o tratamento independentemente do trimestre de gestação”, ressalta Antonia.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Antonia de Castro
Biomedicina
CRM: 31418 / RJ
- 21 comentários para "Sintomas de herpes genital: Saiba como a doença atinge mulheres"
-
Lucimara
Hã 2 anos atrás fiz uma cirurgia de retirada de glândula de Bartolini e hj ao passar no ginecologista ele me falou q estou com herpes na região isso tem cura?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Lucimara, apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, segundo pesquisas a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. Conforme explica a dermatologista Karina Lopes “Isso acontece porque o vírus tem afinidade por nossas terminações nervosas, e ali fica ‘adormecido’ entre uma crise e outra”. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista que poderá sanar todas as dúvidas. Abraços.
-
Selma guimaraes
Gostaria de saber se herpes genital emagreçe muito obg
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Selma, infecções por herpes genital muitas vezes nem sintomas têm e, em outros casos, apenas alguns sinais leves são reconhecidos. Sintomas não aparentes também podem surgir antes da manifestação dos sinais visíveis. O paciente pode sentir ardência e dores musculares, principalmente, nas costas, nas nádegas e nas coxas, ter febre e apetite reduzido. Algumas pessoas se queixam ainda de dor ao urinar. Caso apresente alguns desses sintomas, o ideal é realizar uma consulta com o dermatologista. Abraços.
-
Osvaldo Rodrigues
Eu em junho de 2017 a pareceu uma mancha avermelhada no meu pênis fiz remédio caseiro e sumiu mas agora voltou só que mais fraco isso pode ser sintomas do herpes genital me explicar
-
Rafael Santos
Passei pelo médico e ele falou que sempre vai voltar e as vezes vai durar mais alguns dias se estiver muito preocupado ou extressado e verdade? Outra coisa qual remedio certo pra as coceiras e dores na regiao do pênis quando o viros voltar do erpes.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Rafael, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Por isso é importante manter cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Em casos de crise é importante procurar o médico para que ele indique o tratamento adequado. Abraços.
-
Alguém
Estou com ardume ao urinar e vermelhidão,faço xixi bem pouquinho.Nesse local vermelho tem uns rachadinhos,pode ser herpes genital?Por favor alguém me responde por favor😉.
-
Evaldo rubio
faço uso do aciclovir creme sempre que resurge o herpesgenital, desaparecendo em três dias as bolhas de líquido que ainda estão se formando na região…gostaria de saber se irá se o vírus criará resistência por usar somente este medicamento.obrigado!!
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Evaldo, é muito importante continuar com o tratamento e com o acompanhamento médico. Somente o especialista diante de exames pode verificar se o vírus pode criar alguma resistência sobre o medicamento utilizado no tratamento. Converse com seu médico sobre isso para que ele possa lhe esclarecer quaisquer duvidas sobre o tratamento e o vírus. Até breve.
-
José Ribamar L Dos Santos
Tenho herpes genital posso pegar o hiv
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, José. De acordo com especialistas, é comprovado cientificamente que pacientes que têm herpes genitais podem desenvolver co-infecções sexualmente transmissíveis. Inclusive, o índice de contaminação do HIV é maior em pacientes portadores de herpes do que em portadores que tem a pele íntegra. Isso acontece porque você aumenta a chance de outros vírus e infecções penetrarem na região genital. Recomendamos esta leitura com mais informações e dicas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-genital-favorece-desenvolvimento-doencas-infecciosas Até breve!
-
Luan Monteiro
Eu tenho herpes tipo 2 ela foi embora tem duas semanas eu fiz sexo anal ela voltou no meu ânus pq?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Luan. Segundo especialistas, a transmissão ocorre com o contato direto com as lesões. Nossa recomendação, é que você procure seu médico para que ele faça uma avaliação e indique o melhor tratamento. É fundamental tratar as crises, pois pode diminuir a quantidade delas durante o ano, já que uma vez que alguém contrai o vírus, ele permanece no organismo por toda a vida no estado latente, ficando ativo em momentos de estresse e baixa imunidade. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores os resultados. Segue link com mais de informações: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/hora-h Até breve!
-
Elisabete
Minha filha tá com umas bolhas na genital virando ferida será que e herpes sente dores o que devemos fazer
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Elisabete. É importante que você leve a sua filha a um médico para que ele possa avaliar o caso dela e verificar se trata-se mesmo de herpes ou se alguma outra patologia. Temos uma dica de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/saiba-como-prevenir-as-crises-de-herpes-em-periodos-de-estresse-e-quarentena. Estimamos melhoras a sua filha. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.