search
Título

O que causa o herpes labial? É possível diagnosticar o vírus e evitar que as lesões apareçam?

Cuidados com a pele

Por Dr. Leonardo Weissmann

4 de novembro de 2023

Ele chega devagar, provocando coceira, formigamento e desconforto, mas logo se transforma em bolhas e lesões visíveis nos lábios e ao redor do nariz e da boca. O herpes labial é uma infecção contagiosa normalmente causada pelo vírus herpes simples tipo 1.

Quando não houve contato anterior com o vírus, situação conhecida como infecção primária, o herpes pode provocar febre, inchaço no pescoço e dor no corpo, de 10 a 14 dias. Depois disso, a quantidade de sintomas diminui, como informa o infectologista Leonardo Weissmann: “A dor e as bolhas podem voltar, mas os outros sintomas não costumam aparecer novamente. Além disso, são geralmente mais leves e não duram tanto tempo.”

Toques contagiosos

O contato entre pessoas é a principal forma de transmissão do vírus do herpes, seja diretamente, como num beijo, ou indiretamente, por talheres, copos e batons infectados. Weissmann explica a melhor maneira de se prevenir: “Deve-se evitar contato com lesões de herpes e evitar compartilhar utensílios, canudos, copos ou outros itens, se alguém tem herpes oral.”

A infecção não tem cura e o tratamento visa diminuir a sensação de dor e desconforto nos pacientes. Pomadas e comprimidos antivirais são eficazes e podem ser utilizados se o indivíduo perceber a chegada de uma crise de herpes, por meio de coceira ou queimação. “O objetivo do tratamento é abreviar as crises e aliviar a dor. Se aplicado a tempo, o remédio inibe a reprodução do vírus e evita a criação de ferimentos na camada mais superficial da pele”, afirma o infectologista.

Proteção para os lábios

É importante utilizar protetores labiais, já que a exposição ao sol é um dos gatilhos mais comuns para a reativação do herpes. Se não tratado, pode provocar complicações no corpo, como a reincidência de lesões, a disseminação do vírus para outras áreas da pele e infecções bacterianas secundárias. Na maioria das pessoas, as lesões e bolhas se cicatrizam em uma ou duas semanas.

Newsletter
Tags
herpes genital
herpes labial
sintomas de herpes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tratamento para herpes impede que o paciente volte a ter crises?

A adenomiose é uma doença uterina que atinge muitas mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 50 anos de idade ou no período que antecede à menopausa. Os sintomas da adenomiose também estão presentes na endometriose, como a dor intensa na região pélvica. Conheça as características dessa doença, como funciona seu diagnóstico e entenda […]

Artigos
Varizes: o que são as úlceras varicosas?

As úlceras na pele são o último estágio da insuficiência venosa crônica, doença que envolve o aparecimento de varizes dos membros inferiores. Normalmente, elas surgem depois de pequenos traumas e se formam por causa da fragilidade da pele e dos vasos sanguíneos. As úlceras podem ser únicas ou múltiplas e costumam se localizar perto do […]

Artigos
Ciclo da ruga: Saiba mais sobre as etapas da formação das linhas de expressão!

O surgimento das rugas e linhas de expressão é algo que faz parte do processo natural de envelhecimento da pele. Entretanto, tais marcas não aparecem do nada, mas sim de forma gradativa, se intensificando ao longo do tempo. A dermatologista Vanessa Kodani explica quais são as etapas de formação dessas marcas, que compõem o ciclo […]

Converse com um dos nossos atendentes