Por que a maconha pode desencadear um quadro de esquizofrenia?


  • +A
  • -A

A maconha é uma substância que possui receptores em várias áreas do cérebro e por isso pode influenciar no desenvolvimento de transtornos psicológicos como a esquizofrenia, quando utilizada. No entanto, isso tende a ocorrer mais nos indivíduos que já possuem uma predisposição biológica para alteração de funções em determinadas áreas do cérebro.

“O uso de maconha não desencadeia apenas psicoses como a esquizofrenia. Também pode provocar em jovens o transtorno bipolar e síndrome do pânico, além da depressão. Tudo depende de quais sistemas forem alterados pela substâncias e a predisposição individual do paciente”, explica o psiquiatra Diego Tavares.

Não há como uma pessoa saber se o uso de maconha irá lhe provocar esquizofrenia


Segundo o médico, não existe uma quantidade mínima de maconha que seja segura para psicoses. Alguns pacientes, mesmo com apenas um uso eventual, mas com a droga em elevada concentração de canabinoides, podem apresentar alterações no sistema nervoso, com
ocorrência dos sintomas de esquizofrenia.

Por outro lado, sabe-se que aqueles com baixo risco para a esquizofrenia só desenvolvem suas alterações após um uso prolongado da maconha. “Não há como prever o risco individual para o aparecimento do quadro em uma pessoa. Não existem exames genéticos ou funcionais até o momento que permitam predizer quais pacientes podem ou não se expôr à droga”.

Maconha pode gerar quadro transitório com sintomas de esquizofrenia


O especialista informa ainda que a maconha pode produzir um quadro psicótico transitório, que não chega a se caracterizar como esquizofrenia. Neste caso, as pessoas apresentam delírios (crenças irreais sobre a realidade) e/ou alucinações (vozes dentro da cabeça), mas retornam ao normal após a interrupção do uso da substância.

Contudo, vale reforçar que o uso da droga pode provocar psicoses persistentes em que o indivíduo nunca mais volta ao normal. “Na esquizofrenia, o paciente pode até parar de ter delírios e alucinações, mas o quadro é permanente, marcado por perda no contato emocional com os outros, dificuldade de planejamento e organização, alteração do raciocínio lógico e na organização da ideias”.

Dr. Diego Freitas Tavares é psiquiatra e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 145258

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Por que a maconha pode desencadear um quadro de esquizofrenia?"

Ivanildes

Meu filho tá tendo crises fica internado,a pois a alta é encaminhado ao caps mais ele não dá continuidade ao tratamento.um dos primeiros sintomas dele é o isolamento depois a dificuldade de dormir a inquietação o nervosismo e por último a agressividade comigo,eu sou o foco dele.já não sei mais o que fazer e nem como lidar com ele.

Telma

Bom dia meu marido já usou muitas drogas , hj não mais mais ele teve crises de perseguição , hj ele toma remédio controlado mais ele ,sisma que todo mundo está me olhando e eu estou olhando para todo mundo , ele fala que vê eu olhando para os homens e os homeu me olhando mais eu sei como é quase nem levanto a cabeça já tenho medo isso é uma esquizofrenia ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Telma, é complicado diagnosticar seu esposo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.