AchèAchè
search
Título

Fumar maconha pode ser um fator de risco para a esquizofrenia?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Precisar os fatores que contribuem para desencadear um quadro de esquizofrenia ainda é algo complicado hoje em dia. O que se sabe é que há uma predisposição genética para a doença e que eventos traumáticos para quem já tem esse fator podem ajudar a ativar os sintomas da enfermidade. O uso de substâncias químicas como as presentes na maconha também podem influenciar neste sentido.

Drogas e traumas podem interferir no desenvolvimento e funcionamento cerebral


É o que explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati. Segundo ele, a maconha e outras drogas psicoativas como cocaína, crack e também anfetamínicos (esses em menor escala) podem alterar o funcionamento cerebral, servindo como um “gatilho” para o início da doença. “Mas é importante que o indivíduo já apresente a predisposição para desenvolver a esquizofrenia”, atenta o médico.  

Além das drogas que atuam no sistema nervoso central, principalmente as estimulantes, vivências traumáticas e situações extremas possuem relação direta com o surgimento da esquizofrenia. “Tudo isso interfere no desenvolvimento e funcionamento cerebral, alterando a neurocircuitaria e o equilíbrio nos neurotransmissores (que podem estar em quantidades aumentadas ou diminuídas)”.

Fumar maconha durante tratamento pode piorar a doença


De acordo com o psiquiatra, fumar maconha durante o tratamento deve ser totalmente descartado, seja para uso medicinal ou recreativo, pois, além de agravar o quadro de esquizofrenia, impede que ocorra a remissão completa dos sintomas e proporciona novos surtos psicóticos. “Isso leva a uma pior evolução ao longo da vida, com risco de interações, complicações e cronificação”.

Vale ressaltar que o tratamento padrão e ideal para pacientes com sintomas de esquizofrenia se baseia, principalmente, em acompanhamento psiquiátrico, com uso de remédio receitado e controlado por especialista. As consultas psicoterápicas em geral, com ênfase para a terapia comportamental e as abordagens psicossociais de reintegração do indivíduo, também são fundamentais e devem ser realizadas paralelamente.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes