Osteoporose: Se homens tem menos estrogênio, por que a doença é mais comum em mulheres?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da densidade mineral dos ossos, que se tornam bastante frágeis com o passar dos anos. A queda na produção de estrogênio, o hormônio sexual feminino, está entre as causas da doença, conhecida por afetar mais as mulheres que os homens. No entanto, o que explicaria a menor quantidade de casos de osteoporose nos homens, se sua produção de estrogênio é menor?

Diminuição de testosterona está ligada à osteoporose nos homens


“Isso está relacionado aos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento da doença nos homens, que são diferentes dos mecanismos nas mulheres. Ou seja, os homens não têm a osteopenia e a osteoporose causadas pelo mesmo fator que as mulheres”, afirma a ginecologista e obstetra Cintia Fonseca de Assis Santana.  

Segundo Jefferson Delfino, também ginecologista, a testosterona é quem exerce a função do estrogênio nos homens, mas a redução na sua quantidade acontece de uma maneira diferente: “As mulheres, pelo evento da menopausa, têm um momento de decréscimo na quantidade de estrogênio muito rápido e isso impacta a perda de massa óssea de forma muito rápida e importante. Nos homens, por não terem evento tão marcante, a perda é mais linear”. 

O estrogênio protege contra a osteoporose


Para Dra. Cintia, a presença de estrogênio no organismo feminino é um fator protetor contra a osteopenia e a osteoporose. “Pacientes obesas, que têm uma conversão periférica de estrogênio maior, têm um fator de proteção para osteoporose e osteopenia. Por outro lado,
pacientes magras, que têm pouca gordura e menos conversão estrogênica, têm mais risco para osteoporose”, informa a médica. 

O melhor jeito de driblar os mecanismos responsáveis pela doença, segundo a ginecologista, é ter um estilo de vida saudável: é preciso se alimentar bem desde a primeira infância, se expor ao sol e ter um equilíbrio hormonal, principalmente nas mulheres. 

“Quanto melhor nos alimentamos, quando não bebemos, não fumamos, fazemos atividade física e não somos obesos, estamos driblando não só os mecanismos responsáveis pela osteoporose e osteopenia, mas também de uma série de outras doenças que acompanham o envelhecimento”, finaliza. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cintia Fonseca de Assis Santana

Dra. Cintia Fonseca de Assis Santana

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 38156 / MG

Dr. Jefferson Delfino

Dr. Jefferson Delfino

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 54019 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Osteoporose: Se homens tem menos estrogênio, por que a doença é mais comum em mulheres?"

Suzi

Sofri um AVC há nove anos. Tomo Sinvastatina . As sequelas no lado esquerdo paralisado me impedem os movimentos mas acho que me alimento bem. Estou sedentária desde o AVC. Apesar de ter sido atleta não faço mais o que sempre fiz, exercícios.

walter barbosa da silva

Excelentes informações , são ótimas para aprimorar o meu conhecimento .Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Walter. Estamos contentes que tenha gostado. Esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Mariza Aparecida Pini

Boa noite. Eu tenho problemas de artrite e artrose. Tomo medicamentos p dor e tbm canela de velho p ajudar. É tomo tbm colágeno tds os dias. Gostaria de saber se é bom. Aguardo resposta. Atenciosamente. Mariza Pini

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mariza. O tratamento deve ser feito com medicações e em alguns casos pode ser indicado também fisioterapia, porém recomendamos que verifique junto ao especialista, porque é necessário realizar exame clínico antes da prescrição destes. Somente o seu médico poderá indicar o tratamento adequado para que você obtenha melhores resultados. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.