AchèAchè
search
Título

Osteoporose: por que a redução de estrogênio na menopausa é um gatilho para a doença?

Doenças dos Ossos

Por

19 de outubro de 2023

O estrogênio é um hormônio fundamental para a saúde osteoarticular das mulheres, pois tem a função de levar o cálcio até os ossos. O mesmo vale para a testosterona no caso dos homens. Como a quantidade de estrogênio produzido no organismo feminino cai drasticamente após a menopausa, os ossos acabam sendo prejudicados, tendo em vista que o cálcio é o principal mineral para a saúde óssea.

Menopausa faz com que haja mais mulheres com osteoporose do que homens


É justamente por isso que o
número de mulheres com osteoporose é maior que o de homens. Independentemente do gênero, todas as pessoas terão risco aumentado de desenvolver a doença por conta do processo natural de envelhecimento, mas as mulheres têm ainda esse outro fator que aumenta as probabilidades de sofrer com o problema.
Quando a mulher chega nessa fase da vida (por volta dos 45 anos de idade), é necessário iniciar um tratamento para que essa queda hormonal não afete diversas esferas de sua saúde e bem-estar, o que inclui a parte óssea. Caso esse cuidado não seja tomado, a tendência é que os ossos se tornem cada vez mais frágeis, aumentando significativamente o risco de fraturas.

Tratamentos para a menopausa precoce e osteoporose


O tratamento consiste na reposição hormonal, que pode ser feito com o uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona. Contudo, não é sempre que os remédios serão indicados. 

Se, por acaso, a menopausa provocar o desenvolvimento de um quadro de osteoporose, além da reposição hormonal, a paciente deverá iniciar o tratamento para frear o avanço da perda de massa óssea, o que deverá ser feito com o uso de medicamentos específicos. O consumo de cálcio e vitamina D também é fundamental para a saúde óssea, assim como a prática de atividades físicas e os cuidados para evitar quedas e fraturas.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes