AchèAchè
search
Título

Hormônios: qual é a relação do estrogênio com a calcificação dos ossos?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Embora pareçam ser feitos de tecido morto, os ossos estão em constante transformação, sendo moldados, destruídos e reconstruídos, conforme a necessidade do corpo. O processo de calcificação dos ossos, que faz parte dessas mudanças, é fundamental para a saúde do organismo. É graças a sua existência que o esqueleto se fortalece, tornando o corpo apto para realizar os diversos movimentos do dia a dia.

A importância do estrogênio para o esqueleto


Quem participa desse processo são os hormônios estrogênio, nas mulheres, e a testosterona, nos homens. O ginecologista Jefferson Delfino compara essas substâncias a outro hormônio, a insulina: “Os hormônios funcionam para o osso como a insulina para o diabético. O que falta para o diabético não é açúcar, mas quem pegue o açúcar e o coloque dentro da célula.”

De acordo com o médico, o mesmo se aplica para o estrogênio e a testosterona. Esses hormônios funcionam como os principais carregadores de cálcio para dentro dos ossos. Em alguns casos de osteoporose, doença caracterizada pela pouca quantidade de minerais nos ossos, o que está faltando para melhorar a saúde óssea não é o cálcio, mas a atuação do estrogênio.

Redução de estrogênio na menopausa


Esse é justamente o problema encontrado nas mulheres depois da menopausa. Nelas, a quantidade de estrogênio cai drasticamente, prejudicando a reposição de cálcio nos ossos. Como consequência, a densidade mineral do esqueleto é reduzida e ele se torna mais frágil e mais suscetível a ocorrência de fraturas.

Em algumas mulheres, a deficiência de cálcio nos ossos pode começar antes dos 40 anos devido à abreviação da vida dos ovários, responsáveis pela produção de estrogênio. “Alterações persistentes nos ciclos menstruais costumam ser o primeiro sintoma de mudanças da função ovariana. O acompanhamento médico facilita o diagnóstico precoce e a correção costuma ser a reposição hormonal”, afirma o ginecologista.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes