Pensar na menopausa é perceber que o período vem acompanhado de mudanças no corpo. Para lidar bem com elas, é importante que toda mulher esteja ciente de tudo. Os famosos sintomas como calores, irritabilidade, falta de libido e ganho de peso são os mais comuns, mas não é só isso que é alterado. Para quem projeta uma gravidez, esse sonho pode ser interrompido após a menopausa. A ginecologista Mariana Halla explica por que é difícil engravidar nessa fase da vida.
Por que é difícil engravidar?
Na faixa dos 50 anos, em média, a mulher está na menopausa. Essa é a fase da vida na qual ela já está um ano sem menstruar. Desta forma, existe uma queda dos hormônios sexuais, principalmente do estrogênio e da progesterona. “Os ovários não produzem mais folículos que liberam os óvulos, assim uma gestação nessa fase é quase impossível”, afirma a Dra. Halla. Entretanto, a médica diz que como a medicina não é uma ciência exata, isso ainda pode acontecer, principalmente nos casos de menopausa precoce, aquela que ocorre na faixa dos 40 anos de idade, nos quais 10% das mulheres podem ter ciclos ovulatórios e então engravidar.
Os riscos da gravidez na menopausa
Existem riscos reais de uma gravidez durante a menopausa, como explica a profissional. “Podem ocorrer alterações cromossômicas e, portanto, mais chance de aborto, além das alterações hormonais já citadas anteriormente”. Já na menopausa precoce, Mariana conta que há tratamento que pode ajudar a mulher a engravidar. “Dependendo do hormônio antimulleriano, que indica como está a reserva ovariana, e outros marcadores, a mulher pode ser tratada para a tentativa de indução da ovulação, embora seja um procedimento com poucas chances de sucesso”, explica. Esse procedimento pode ser indicado apenas por um médico responsável que vai individualizar cada situação e poderá dizer quais as chances de sucesso no tratamento.