Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?

Na comparação entre homens e mulheres, o sexo feminino é o mais afetado por problemas nos joelhos. O joelho é formado por articulações que recebem grande demanda de carga no dia a dia, provocando um desgaste significativo, que pode ser ainda maior nas mulheres. Entre as consequências estão dores frequentes, inchaço e limitação dos movimentos.

Sobrepeso impacta articulações dos joelhos e facilita osteoartrite


“O sexo feminino é mais acometido pela osteoartrite. Esse fato, entre outras causas, se dá pela tendência genética predominante nas mulheres e pelas alterações que ocorrem na menopausa, quando os ossos perdem a proteção hormonal”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. A
osteoartrite é uma doença crônica que afeta a cartilagem que reveste as articulações e atinge, entre outras áreas, os joelhos.

De acordo com a médica, os joelhos são afetados devido à sobrecarga mecânica na osteoartrite, ou seja, o excesso de uso e o sobrepeso fazem com que as articulações ósseas trabalhem mais do que são capazes de aguentar. Existem, no entanto, outros problemas. A profissional destaca doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, lesões nos atletas e lesões no menisco e nos ligamentos decorrentes de instabilidade e excesso de carga.

Atividade física pode evitar osteoartrite nos joelhos


Para preservar a saúde do joelho, Dra. Regina aconselha investir em medidas preventivas: “A prevenção é feita por meio do fortalecimento muscular, com
atividades físicas sem impacto, como hidroginástica e pilates. Outra atitude importante é manter o peso adequado para evitar sobrecarga, pois sobrepeso e obesidade podem prejudicar as articulações de forma grave”.

Segundo a reumatologista, é importante lembrar ainda que o tratamento medicamentoso também pode ser feito de forma preventiva, lançando mão de substâncias com ação condroprotetora. Esses remédios têm como objetivo ajudar na produção e recomposição de cartilagem articular e na diminuição da destruição do colágeno que forma a cartilagem.

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.