search
    Título

    Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    Toda a distribuição do peso do corpo nas articulações é feita com o auxílio da musculatura. Músculos flexíveis e fortalecidos pela prática de atividades físicas realizam essa distribuição de forma eficiente e equilibrada, permitindo que as articulações não sofram pressões excessivas e, consequentemente, sejam preservadas, prevenindo o desenvolvimento da osteoartrite, especialmente no joelho.

    Musculação e pilates ajudam a evitar a osteoartrite


    “A prática de atividades físicas que promovem a força e o alongamento muscular são as mais indicadas. A musculação é uma das mais recomendadas e serve como base para atividades esportivas de um modo geral”, afirma o ortopedista Marco Tulio Caldas. O
    pilates, uma técnica fisioterápica tradicional, também costuma ser muito eficaz na prevenção da osteoartrite no joelho, segundo o profissional.

    No entanto, a musculação, assim como qualquer outro exercício escolhido, deve ser realizada com a orientação de profissionais qualificados e o limite físico de cada praticante e de cada articulação devem ser respeitados para atingir o objetivo da prevenção. “Pessoas sedentárias há muito tempo devem iniciar exercícios com cargas leves e progredir de modo mais lento. Exercícios de baixo impacto, como a natação, caminhadas e bicicleta, são bem-vindos”, aconselha.

    Lesões causadas por atividades intensas favorecem a osteoartrite


    Os
    cuidados com a intensidade da atividade praticada são muito importantes, já que os músculos, tendões, ligamentos e a cartilagem que protege a articulação têm um limite de resistência. Quanto mais bem condicionada estiver a musculatura, associada à manutenção do peso ideal e ao planejamento dos exercícios, menor será o risco do limite ser superado e de ocorrer uma lesão que possa facilitar o surgimento da osteoartrite.

    Mesmo com a musculatura muito bem preparada, como acontece, por exemplo, com os atletas profissionais, quando o esforço físico é realizado acima dos limites toleráveis, o sistema musculoesquelético pode sofrer lesões agudas, nos casos em que o esforço é bruscamente superado, ou lesões crônicas, quando o limite é superado em esforços repetitivos e constantes.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes