search
Título

A prática do pilates pode trazer benefícios para pacientes com artrose?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de brasileiros que são afetados pela artrose ultrapassou os 15 milhões. A doença, também chamada de osteoartrite e osteoartrose, é típica da velhice e é resultado de um desgaste natural da cartilagem e que acaba atingindo as articulações, mas pode surgir intensificado pelo esforço repetitivo ou como consequência de outro problema de saúde.

Pilates ajuda a diminuir dor causada pela artrose


A prática de atividades físicas é uma das medidas importantes para o controle e para a prevenção da doença. Ganham destaque no tratamento os exercícios que causam pouco impacto nas articulações, especialmente nos membros inferiores. É o caso do pilates: “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com artrose quando assistido por um profissional habilitado”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli.

Entretanto, a eficácia dos exercícios físicos varia de acordo com alguns fatores. “Depende do local e do estágio em que a artrose se encontra. A artrose que acomete joelhos, quadris, ombros e cotovelos normalmente é muito dolorosa e incapacitante, dificultando a prática esportiva”, explica o médico.

Atividade física aprovada por especialista ajuda no tratamento


Em estágios iniciais e de forma amadora e recreativa, o especialista acredita que o exercício físico pode aumentar a lubrificação das articulações afetadas pela doença e até diminuir a dor, um dos principais sintomas. Pacientes com artrose também podem sentir inchaço, rigidez e rangidos, que podem atrapalhar até mesmo a movimentação do corpo.

Mas, as atividades físicas não costumam funcionar como única medida de tratamento, sendo necessárias ainda outras formas de combate à doença. “Os exercícios são complementares no tratamento. A utilização de medicação analgésica e de protetores da cartilagem também participam”, explica Raffaelli.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes