De acordo com o Ministério da Saúde, o número de brasileiros que são afetados pela artrose ultrapassou os 15 milhões. A doença, também chamada de osteoartrite e osteoartrose, é típica da velhice e é resultado de um desgaste natural da cartilagem e que acaba atingindo as articulações, mas pode surgir intensificado pelo esforço repetitivo ou como consequência de outro problema de saúde.
Pilates ajuda a diminuir dor causada pela artrose
A prática de atividades físicas é uma das medidas importantes para o controle e para a prevenção da doença. Ganham destaque no tratamento os exercícios que causam pouco impacto nas articulações, especialmente nos membros inferiores. É o caso do pilates: “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com artrose quando assistido por um profissional habilitado”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli.
Entretanto, a eficácia dos exercícios físicos varia de acordo com alguns fatores. “Depende do local e do estágio em que a artrose se encontra. A artrose que acomete joelhos, quadris, ombros e cotovelos normalmente é muito dolorosa e incapacitante, dificultando a prática esportiva”, explica o médico.
Atividade física aprovada por especialista ajuda no tratamento
Em estágios iniciais e de forma amadora e recreativa, o especialista acredita que o exercício físico pode aumentar a lubrificação das articulações afetadas pela doença e até diminuir a dor, um dos principais sintomas. Pacientes com artrose também podem sentir inchaço, rigidez e rangidos, que podem atrapalhar até mesmo a movimentação do corpo.
Mas, as atividades físicas não costumam funcionar como única medida de tratamento, sendo necessárias ainda outras formas de combate à doença. “Os exercícios são complementares no tratamento. A utilização de medicação analgésica e de protetores da cartilagem também participam”, explica Raffaelli.
Foto: Shutterstock