search
    Título

    Artrose nas mãos: o esforço repetitivo pode causar a doença?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A artrose, atualmente conhecida como osteoartrite, é um problema que atinge as articulações do corpo, causando o desgaste da cartilagem responsável por seu revestimento e podendo levar a alterações nos ossos das regiões atingidas. A condição também é chamada de osteoartrite e tende a comprometer progressivamente o corpo.

    Artrose nas mãos e dedos pode ser causada por diversos fatores


    Existem diversas causas para a artrose. O esforço repetitivo, como digitar no computador ou tocar um instrumento, fazem aumentar as chances de ter a doença, mas não é capaz de provocar seu surgimento sozinho. “O esforço repetitivo pode ser um dos fatores coadjuvantes, mas geralmente, o paciente tem uma predisposição genética para desenvolver a artrose”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

    O esforço repetitivo é, muitas vezes, classificado como uma questão relacionada ao trabalho, em que o organismo não está adaptado à realização de uma tarefa, mas também pode ser resultado de uma atividade de lazer. São movimentos executados repetidamente a ponto de causar lesões e sobrecargas nos músculos e nos ossos.

    Como evitar artrose nos dedos e na mão?


    Mesmo que não seja uma causa imediata da artrose, é importante eliminar esse fator de risco por meio da prevenção. “A prevenção é possível conforme o caso como, por exemplo, usar equipamentos de proteção adequados, como luvas especiais em trabalhadores que usam britadeiras”, alerta o médico. Devem ser realizados turnos de trabalhos com menor duração e alternados com períodos de descanso ou execução de outras atividades.

    Para quem passa o dia em escritórios, a postura na mesa de trabalho é fundamental para evitar lesões causadas pelo esforço repetitivo. Mantenha a coluna totalmente encostada na cadeira, os pés apoiados no chão e deixe o monitor abaixo da linha de visão. Além disso, faça pausas ao longo do expediente para beber água, movimentar o corpo e descansar os dedos da digitação. O repouso é importante. 

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes