O processo de degeneração da cartilagem e também de todas as estruturas próximas às articulações resulta na doença que recebe o nome de artrose. Esse problema de saúde desgasta a cartilagem articular e suas principais formas de manifestação são a dor, o inchaço e a redução da amplitude dos movimentos do corpo.
Calor causado pela artrose pode ser sentido na base do polegar
No entanto, ainda há outro sintoma. Em um quadro de artrose, é possível que o paciente sinta uma sensação de calor na região afetada pela doença. “A artrose se manifesta como uma inflamação, que pode ser mais ou menos intensa de acordo com a sobrecarga da articulação. A inflamação gera calor, que é percebido na articulação”, explica o ortopedista Mateus Saito.
Segundo o especialista, um dos locais em que é possível sentir esse calor é a base do polegar. O aumento de temperatura ocorre durante a inflamação, quando uma pessoa com a doença nas mãos, que também pode ser chamada de osteoartrose ou osteoartrite, utiliza muito a tesoura ou escreve muito com uma caneta fina.
Calor é sinal de que articulação está sobrecarregada
Tanto o calor quanto a dor e o inchaço são sinais de que a articulação está sobrecarregada e que é preciso reduzir a movimentação do corpo. Saito indica manter a área sobre repouso e utilizar uma bolsa de gelo durante a 15 a 20 minutos. Compressas com água quente também podem ajudar a reduzir a dor.
Existem ainda outras medidas que são importantes para diminuir ou por fim à dor, ao calor e aos outros sintomas da artrose. “Fortalecimento e estabilização das articulações com exercícios orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares”, cita o médico.
Foto: Shutterstock