search
    Título

    Quais são os principais sintomas da artrose?

    Uncategorized

    Por

    A artrose é uma doença degenerativa resultante de um processo de desgaste da cartilagem que protege as articulações e de outras estruturas do esqueleto. O problema é mais comum em idosos, principalmente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das pessoas com mais de 65 anos sofrem com a condição. Já no Brasil, o número de portadores da artrose ultrapassou 15 milhões, segundo o Ministério da Saúde.

    Dores e inchaço estão entre os sintomas da artrose


    “A principal queixa do paciente é dor articular. Quando não tratada, a artrose influencia na redução dos movimentos articulares e na diminuição da qualidade de vida”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti. As dores provocadas pela doença evoluem lentamente com o passar dos anos, o que dificulta o diagnóstico precoce e reforça a necessidade de acompanhamento médico.

    O problema, que também pode ser chamado de osteoartrose e osteoartrite, incha e esquenta a região afetada e provoca rangidos durante a movimentação do corpo, que fica prejudicada por causa da rigidez da articulação. Nos braços e nas pernas, os dois membros podem ser afetados, apesar desses casos serem menos frequentes.

    Artrose pode destruir nervos da coluna


    Realizar o tratamento da artrose é fundamental para evitar o surgimento de complicações, como explica o profissional: “Quando presente na coluna vertebral, em casos muito avançados, a artrose pode causar alterações neurológicas chamadas de radiculopatias periféricas”. O problema consiste na destruição de nervos da coluna e pode levar à perda da força muscular e da sensibilidade.

    Para diminuir a dor, o paciente pode recorrer à fisioterapia e ao uso de compressas de água quente ou fria. O médico pode receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para a dor, além de condoprotetores, corticosteroides e de colágeno. Atividades físicas que não gerem impacto nas articulações, como natação e hidroginástica, também devem fazer parte do tratamento.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes