O desgaste das articulações do corpo recebe o nome de osteoartrose, artrose ou ainda osteoartrite. A doença é o resultado de um processo degenerativo que ocorre ao longo da vida e que atinge todas as estruturas que fazem parte da articulação, como os ligamentos e o líquido sinovial.
“Os sintomas que podem estar presentes são dores, desalinhamento e deformidades nas articulações. O paciente pode até mancar em função dessa dor”, afirma o ortopedista Gustavo Arliani. A intensidade dos sintomas varia. Algumas pessoas, por exemplo, podem sofrer com o inchaço e rigidez de um membro que acabam limitando os movimentos corporais.
Falta de lubrificação provoca rangidos nas articulações
Outro sintoma da osteoartrose é o rangido das articulações. “O desgaste da cartilagem articular gera uma diminuição do líquido sinovial presente no interior das articulações e, junto com as fissuras e desgastes, podem gerar esse rangido”, explica o especialista. O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e permitir que os ossos se movimentem sem problemas.
A retirada do líquido sinovial de dentro de uma articulação e seu posterior processamento é uma das maneiras de descobrir se um paciente tem osteoartrose. A análise da substância permite ainda averiguar outras condições e doenças, como casos de monoartrites, oligoartrites e poliartrites. Além disso, o rangido não é sintoma único da artrose e pode estar presente em condropatias e outros problemas articulares.
Tratamento de artrose envolve uso de medicamentos e fisioterapia
De acordo com Arliani, existem dois tipos de tratamento para a doença, o conservador e a cirurgia: “O tratamento conservador utiliza medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e condoprotetores, e envolve também a perda de peso, que diminui a sobrecarga nas articulações, especialmente nos membros inferiores.”
É possível ainda recorrer a compressas de gelo e à fisioterapia para aliviar os sintomas, fortalecer os músculos e diminuir o impacto dos movimentos e da sobrecarga na região afetada pela artrose. Já a cirurgia é mais indicada para casos graves e para aqueles em que o tratamento conservador não foi capaz de amenizar as dores.
Foto: Shutterstock