search
Título

Joelhos estalando e rangendo são sinais de osteoartrite?

Uncategorized

Por

A osteoartrite é uma doença capaz de diminuir consideravelmente a qualidade de vida e, por isso, deve ser diagnosticada precocemente. O problema é que os sintomas podem demorar anos para aparecer e incomodar. No início da doença, as dores, o inchaço e a vermelhidão podem surgir durante o movimento e desaparecer horas depois, durante o repouso.

Rangidos podem ser sintomas da osteoartrite

 

Outro sintoma da osteoartrite, também conhecida como artrose e osteoartrose, são estalos e rangidos, que também podem atingir pacientes com outras doenças. “Os barulhos provenientes do joelho podem ter diversas causas, como lesões de meniscos, presença de corpos livres dentro da articulação e desgaste na articulação, como ocorre na artrose”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.
O tratamento da osteoartrite tem como objetivo amenizar a dor e os outros sintomas da doença, garantir que o paciente seja capaz de se locomover sem prejuízos e reduzir o desgaste da cartilagem que recobre as articulações. O médico especialista pode receitar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, além da prática de fisioterapia.

Corticosteroides diminuem o inchaço

 

Em casos graves, outras medidas podem ser consideradas, como medicamentos corticosteroides e injeções de ácido hialurônico. O realinhamento ósseo e a substituição da articulação são opções mais agressivas, indicadas para os pacientes em que a osteoartrite provocou alterações na estrutura óssea e que sentem muita dor.
A adoção de algumas medidas é fundamental para evitar o surgimento dos sintomas da doença. “Sabe-se que a prevenção da artrose é muito importante. Deve-se buscar diminuir ou eliminar as possíveis associações, como obesidade e desarranjos mecânicos dos joelhos”, alerta o profissional.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes