AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: por que as articulações começam a desgastar na terceira idade?

    Uncategorized

    Por

    Dores, inchaço, rangidos e dificuldade de movimentar certas partes do corpo são alguns dos sintomas da osteoartrite. A doença é também chamada de artrose e de osteoartrose e provoca o desgaste da cartilagem que reveste as articulações, podendo gerar alterações na estrutura óssea da região afetada.

    Por trás do desgaste articular


    Esse desgaste é causado, na maior parte dos casos, pelo envelhecimento natural do corpo somado ao uso repetitivo da articulação. É por isso que a doença é mais comum em idosos, mas também pode surgir em quem pratica esportes, como futebol e basquete, e está mais suscetível à ocorrência de lesões traumáticas.

    Existem ainda outros fatores que podem provocar o surgimento da osteoartrite. “Um dos principais motivos para o desenvolvimento da doença é a herança genética, mas a obesidade e a sobrecarga mecânica nas articulações também podem levar à destruição articular”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

    Outras consequências da osteoartrite


    Além das dores e da diminuição dos movimentos corporais, a osteoartrite também provoca a atrofia muscular. Com isso, há um aumento nos riscos de quedas e de fraturas. Em alguns casos, quando os joelhos e o quadril são afetados, pode haver a necessidade de realização de cirurgia para a colocação de uma prótese que substitua a articulação.

    É importante que o paciente procure auxílio médico assim que perceber os sintomas da doença para que o tratamento seja iniciado. Existem medicamentos que aliviam os sintomas e melhoram o quadro clínico. “Medidas coadjuvantes, como perder peso e evitar sobrecargas mecânicas nas articulações atingidas, além da reabilitação física, também são capazes de ajudar o paciente”, alerta o médico.

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes