search
Título

Osteoartrite: entenda como a doença em um joelho pode atingir o outro

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

Conforme o corpo envelhece, o organismo perde a capacidade de repor as células do esqueleto, que se desgastam e se perdem. Nas articulações, esse processo pode dar origem a uma doença que recebe o nome de osteoartrite, mas que também pode ser chamada de artrose ou osteoartrose.

Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as articulações e que pode provocar deformações nos ossos. Qualquer região do corpo pode ser afetada, mas algumas apresentam a doença com mais frequência. Os quadris, os joelhos, os ombros e a coluna são as áreas mais atingidas pela osteoartrite.

Pressionando o joelho vizinho

“A osteoartrite no joelho pode ou não ocorrer nos dois joelhos. Depende da etiologia da doença, mas é mais comum apenas um ser afetado”, afirma o ortopedista Lucio Nakada. Para os joelhos, o sobrepeso e a obesidade são dois dos principais fatores de risco para o surgimento da doença, já que a região é sobrecarregada e o desgaste é mais intenso.

No entanto, os pacientes com apenas um joelho afetado precisam estar atentos para que a doença não passe a atingir também o outro joelho. “Quando ocorre o acometimento de um joelho, o outro acaba sendo sobrecarregado pela dor e limitação, podendo provocar o desenvolvimento da osteoartrite”, explica Nakada.

As complicações da doença

As consequências da doença são piores para os idosos, um dos grupos mais afetados pela osteoartrite. A dor, o inchaço e o bloqueio dos movimentos das articulações fazem com que os idosos percam massa muscular. Há uma piora na qualidade de vida, aumentam as chances de osteoporose e de ocorrência de fraturas, podendo levar à morte.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes