A artrose ou osteoartrite ataca as articulações do corpo humano e causa muitas dores em quem sofre com a doença. No entanto, a dor não é o único sintoma causado por esse mal e existem outros sinais que podem ajudar no diagnóstico.
Os sinais além das dores
A dor é o sintoma mais comum e mais fácil de ser identificado, pois aparece na região da articulação que foi afetada e se intensifica após a prática de atividades físicas. Os famosos rangidos nos ossos, inchaços e rigidez articular também podem acontecer em alguns casos após períodos longos de inatividade física e causam desconforto. “Fora a dor, a artorse causa rigidez, crepitação (estalos) e deformidade das articulações”, explica o ortopedista Lucio Nakada.
Aliviando os sintomas
A busca pelo alívio nas dores e nos outros incômodos da artrose é um caminho a ser seguido para que a doença não atrapalhe os afazeres do dia a dia, sejam eles domésticos ou profissionais. Os pacientes podem fazer uso de alguns medicamentos, como aponta o reumatologista Haim Cesar Maleh. “Medicamentos com glucosamina e condroitina são eficientes para a redução da dor”, explica. “Também cresce a ocorrência do uso da viscosuplementação, ou seja, a injeção de ácido hialurônico nas articulações que estão com desgastes nas cartilagens”.
É sempre válido lembrar que somente um médico habilitado pode diagnosticar e tratar a doença, devido a isso, é importante consultar um especialista para fazer uso de qualquer medicação.