Suplementos de glicosamina e condroitina têm sido utilizados no tratamento da osteoartrite, geralmente realizado com medicações e realização de atividades físicas leves. A doença, que também é conhecida como artrose, provoca um desgaste na cartilagem e alterações nas articulações e nos ossos, o que pode causar muitas dores.
Glicosamina e condroitina
Um paciente diagnosticado com osteoartrite tem suas cartilagens, como as dos joelhos, desgastadas, fazendo assim que haja um choque entre os ossos da região afetada pela doença. A glicosamina e condroitina são aliadas no processo de abrandamento das dores. “Estudos científicos têm demonstrado benefícios do uso combinado da glicosamina e condroitina na redução da dor e melhoria da mobilidade articular em pacientes que fazem uso contínuo deles”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias.
Ainda segundo o Dr. Paulo Roberto, em uma análise de grupo feita com 3.000 pacientes em 2016 (Rodionova), demonstrou que o uso combinado dos suplementos com anti-inflamatórios diminuiu a necessidade destes após um mês de terapia. “O uso prolongado de glicosamina e condroitina parece trazer maiores benefícios para o alívio da dor”, conclui o médico.
Tratamento paralelo
Além da suplementação, algumas atividades físicas são recomendadas como parte do tratamento. Musculação sem impacto ou sobrecarga nos joelhos, caso seja a região crítica, fortalecem os músculos e auxiliam a manutenção da mobilidade da articulação afetada. “O controle do peso do corpo também é um item de suma importância para controle da osteoartrite”, alerta Paulo.