search
    Título

    Osteoartrite: qual é a importância do repouso durante as atividades do dia a dia?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite consiste no desgaste progressivo das cartilagens, o que causa atrito entre os ossos. Com a doença em curso, a movimentação do corpo acaba aumentando o desgaste dos ossos. Por isso, é importante evitar atividades físicas muito intensas, além de respeitar os momentos de repouso que o corpo precisa.
    Quando a doença ainda está em seu estágio inicial, a dor costuma surgir logo após a movimentação das articulações. O repouso é indicado justamente para aliviar esse incômodo. “Em geral, o repouso das atividades cotidianas permite uma recuperação do corpo, tanto na parte muscular quanto articular, conservando ainda a parte neurológica”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

    Riscos de não aderir ao repouso no tratamento da osteoartrite


    Apesar desse cuidado,
    a prática de atividade física é altamente recomendada em casos de osteoartrite, pois o desenvolvimento muscular e articular ajudam no controle dos sintomas. O que realmente não se recomenda é fazer exercícios demais e/ou em intensidade elevada, pois o quadro pode acabar se agravando. Movimentar o corpo moderadamente, respeitando os momentos de repouso, é uma ótima maneira de tratar a doença.  
    Aqueles que possuem o diagnóstico da osteoartrite e não tomam esses cuidados aumentam o risco da doença se desenvolver mais rapidamente, o que significa “queimar” alguns anos com boa qualidade de vida. “O maior risco para o aparelho locomotor como um todo é a fadiga da parte muscular e a aceleração do desgaste das articulações, dificultando progressivamente a mobilidade”, afirma Raffaelli.

    Outros cuidados importantes para controlar a osteoartrite


    Além do repouso, outras medidas podem ajudar no tratamento da osteoartrite. Alimentar-se bem, com nutrientes variados e importantes para a saúde dos ossos (como o cálcio), e no sentido de evitar o sobrepeso, é um exemplo. “Diminuir a sobrecarga articular,
    usar medicações anti-inflamatórias e os protetores condrais são outras medidas que auxiliam o controle da osteoartrite”, completa o ortopedista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes