search
Título

Você sabe o que são e quais são os medicamentos condroprotetores para o tratamento da osteoartrite?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por

A osteoartrite, também chamada de artrose ou osteoartrose, é uma doença crônica que provoca inchaço e dores nas articulações, dificultando a locomoção do corpo e podendo causar uma grave redução da sua qualidade de vida. Para preservar sua saúde, seu médico pode indicar o uso dos medicamentos condroprotetores como parte do tratamento.

Medicações condroprotetoras são compostas por substâncias encontradas no corpo


“Os
medicamentos condroprotetores ajudam na produção de cartilagem e na diminuição da degradação do colágeno. Os mais conhecidos hoje são a glicosamina e a condroitina”, afirma o ortopedista Lucio Nakada. As duas composições estão naturalmente presentes na estrutura da cartilagem que reveste e protege nossas articulações e podem ser encontradas em medicamentos, tanto associadas, quanto separadas. Por isso, é importante conversar com seu médico, que vai apontar o melhor caminho para o tratamento.

Glicosamina e condroitina combatem degeneração causada pela osteoartrite


A glicosamina atua na recomposição da cartilagem e também
atua no combate a processos inflamatórios, um dos problemas causados pela osteoartrite. Já a condroitina diminui a degradação da glicosamina e ajuda a reduzir a destruição do colágeno, também presente nos ossos.
Existem ainda outras opções que podem ser indicadas por seu médico para auxiliar no tratamento da osteoartrite. “Podem ser utilizados anti-inflamatórios, corticoides, órteses imobilizadoras e até fisioterapia para aliviar os sintomas. A infiltração de ácido hialurônico pode melhorar a lubrificação das articulações”, completa o profissional.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes