search
    Título

    A natação pode ser usada para auxiliar o tratamento de osteoartrite?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite está ligada ao desgaste das cartilagens, o que compromete as estruturas ósseas e articulares afetadas. Movimentos com impactos fortes podem ser ruins para quem tem essa condição, pois contribuem para o problema. No entanto, atividades de intensidade moderada, como a natação, podem ser aliados no tratamento da doença.  

    Benefícios da natação no tratamento da osteoartrite


    “Como a natação é um esporte que não apresenta carga dos membros inferiores e tem movimentos mais harmônicos, ela pode ajudar a prevenir e tratar a osteoartrite e até a lubrificar as articulações dos membros inferiores, melhorando dores e movimentos. Porém, a
    prática em alta intensidade pode levar à sobrecarga dos membros superiores”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.

    Além disso, as atividades realizadas na água apresentam o diferencial de diminuírem a sobrecarga articular causada pela gravidade e pelo choque no solo, comuns em exercícios como corrida e esportes como futebol e vôlei. “Esse benefício para as articulações contribui de maneira significativa para a melhora dos sintomas da osteoartrite”, acrescenta.

    Perda de peso e fortalecimento muscular são essenciais no tratamento da osteoartrite


    Tanto a natação quanto outras atividades físicas em grau moderado 
    são essenciais porque também promovem a perda de peso. Vale ressaltar que o peso do próprio corpo contribui para a sobrecarga prejudicial à integridade das articulações.

    Alguns exercícios são importantes ainda para promover o fortalecimento muscular que garante maior proteção às articulações, cartilagem e ossos. Nos casos em que há instabilidade articular, isso se torna ainda mais necessário. No entanto, o fortalecimento deve ser pontual e acompanhado por um especialista, ou seja, se a osteoartrite atinge mais o joelho, deve ser fortalecida a musculatura anterior da coxa, por exemplo.                                    

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes